Assista ao vídeo da partida
- video
Veja a ficha técnica e os lances de Vitória x Coritiba
Confira a classificação do Brasileiro-08
Veja os resultados da rodada os próximos jogos
Neste domingo (14), no Barradão, em Salvador, o Coritiba ficou mais distante do sonho da Libertadores-09. Vencer o Vitória, um dos postulantes a uma das quatro vagas brasileiras no torneio continental, daria fôlego ao time para seguir na briga. No jogo do apagão (os refletores do estádio apagaram por falta de energia nos geradores, aos 35 do primeiro tempo), o Coxa foi derrotado por 1 a 0, gol de Marcelo Cordeiro, que aproveitou o rebote do goleiro Vanderlei, após a cobrança de falta de Ramon, aos 9 do primeiro tempo.
O tropeço afastou o time paranaense do G-4 do Brasileirão 2008. O Coritiba estacionou nos 37 pontos, na nova posição, e ficou a cinco do Botafogo, quarto colocado. Na busca da recuperação, o Alviverde terá pela frente o Fluminense no sábado (20), às 18h20, no Rio de Janeiro.
O Jogo
O Coritiba começou o jogo assustado. Falhas na marcação no meio-campo abriram espaço para o Vitória. Para sorte do Coxa, a pontaria não foi o forte dos donos da casa no primeiro tempo. No entanto, aos 9 minutos, Ramon cobrou falta, o goleiro Vandelei fez a defesa e no rebote Marcelo Cordeiro não perdoou e mandou a bola para fundo da rede coxa-branca.
À beira do gramado o técnico Dorival Júnior, aos berros, tentava corrigir o sistema de marcação do time. Enquanto isso, o rubro-negro baiano apertava e só não aumentou a vantagem porque Vanderlei fez grandes defesas. O camisa 12 (o Coxa atuou pela primeira vez com numeração fixa) fez de tudo para evitar um desastre maior.
Apagão seria a luz
Aos 35 minutos, uma pane nos geradores do estádio paralisou a partida. Com refletores apagados, Dorival Júnior ganhou 25 minutos para detectar e consertar a formação alviverde. Aos 60 minutos, com o problema resolvido, a bola rolou. A melhora esperada de equipe não veio e o gol do empate menos ainda. As saídas rápidas, pedidas pelo treinador não aconteceram. Talvez pelo distanciamento meio-de-campo e ataque. Carlinhos Paraíba, o camisa 10 do time, com uma postura de volante, ficou quilômetros de distância de Marlos e Keirrison, ambos isolados na linha de frente.
Vitória cansa e Coritiba não aproveita
Na segunda etapa, o nítido cansaço dos jogadores do Vitória não foi aproveitado pelo Coritiba. O técnico Dorival Júnior deixou o time mais ofensivo com a entrada de Guaru no lugar de João Henrique; Thiago Silvy na vaga de Carlinhos Paraíba; e mais Henrique Dias no lugar de Alex Silva.
Com Henrique Dias em campo, o Coxa quase chegou ao empate. O atacante recebeu livre de marcação e bateu cruzado. A bola passou perto do gol de Viáfara. A partida marcou a estréia do zagueiro Evaldo, ex-Santos, com a camisa do Coritiba.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula