O Vasco confirmou a boa fase no Brasileirão ao bater o Grêmio Prudente por 2 a 1, na tarde deste domingo (15), no interior de São Paulo, e alcançou a sua primeira vitória fora de casa na competição nacional. O resultado manteve o técnico Paulo César Gusmão como o único treinador invicto no campeonato. Já são 14 partidas sem derrota. Além disso, após a pausa para a Copa do Mundo, o Gigante da Colina já conquistou quatro triunfos e três empates. Os gols dos cariocas foram marcados por Eder Luís e Nilton, de pênalti. João Vítor fez para os paulistas.
O resultado levou o Gigante da Colina à nona colocação na competição, com 20 pontos, um a menos do que o Botafogo, primeira equipe na zona de classificação para a Libertadores. O Grêmio Prudente permaneceu na 14ª colocação, com 15.
Na próxima rodada, o Grêmio Prudente encara o Goiás, no sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia. O Vasco enfrenta o Fluminense, no domingo, também às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.
Eder Luís abre o marcador para o Vasco na etapa inicial
Quem pensou que o Vasco fosse esperar o Grêmio Prudente tomar a iniciativa do jogo se enganou. Os cariocas partiram para cima dos paulistas e tiveram duas oportunidades seguidas. Aos três, Fágner cruzou para Zé Roberto, que fez o giro e rolou para Felipe. Pressionado por um defensor, o maestro errou a pontaria e chutou por cima do gol. Dois minutos depois, em mais uma boa trama, Eder Luís encontrou Max livre pelo lado esquerdo. Já dentro da área, o lateral finalizou por cima do travessão.
Aos nove não teve jeito. Fágner cruzou da direita e Eder Luís se antecipou aos zagueiros para abrir o marcador: 1 a 0 Vasco. O Gigante da Colina permaneceu com o domínio da partida, e os paulistas assustavam apenas nos contra-ataques. Aos 21, Wesley invadiu a área pelo lado direito e soltou a bomba. Fernando Prass tocou com o pé esquerdo antes de a bola estourar na trave. Quase o empate dos donos da casa.
O Vasco seguiu pressionando, conduzido pela boa atuação do trio ofensivo, formado por Felipe, Zé Roberto e Eder Luís. O lateral-direito Fágner também era um dos destaque do jogo. Aos 27, Zé Roberto recuperou uma bola no meio-campo, tabelou com Felipe, e arriscou da entrada da área por cima do gol dos paulistas. Em uma nova tabela entre os dois apoiadores, aos 32, o camisa 6 arriscou de fora e errou a pontaria.
A pressão dos cariocas seguiu até os últimos minutos da etapa inicial. Aos 35, Max cobrou escanteio na cabeça de Nilton. O volante subiu mais do que os zagueiros e cabeceou para fora. Oito minutos depois, Felipe rolou para Zé Roberto, que cortou um adversário, e chutou rente à trave do Grêmio Prudente.
Prudente empata, mas Nilton, de pênalti, garante vitória dos cariocas
O Vasco voltou para a etapa final pressionando o Prudente para ampliar o marcador. Logo aos dois minutos, Eder Luís tocou para Felipe na entrada da área. O maestro chegou batendo de primeira e a bola explodiu na defesa paulista. Três minutos depois, Zé Roberto recebeu ótimo passe de Fágner. Já dentro da área, o camisa 10 girou em cima de um zagueiro e chutou para defesa do goleiro Giovanni.
Enquanto os cariocas permaneciam tocando a bola em busca da melhor oportunidade, os paulistas não conseguiam chegar ao gol vascaíno. Aos 12, Fágner arriscou de fora da área para defesa de Giovanni. No minuto seguinte, o Vasco foi castigado. João Vítor soltou a bomba da intermediária, a bola bateu na trave e entrou. Sem culpa no lance, Fernando Prass não teve tempo de saltar para tentar a defesa.
Mesmo com o gol, o Vasco não se intimidou. Aos 20, Max lançou para Eder Luís dentro da área. O atacante ajeitou para Felipe, que chutou de primeira. A bola passou por cima do gol dos paulistas. O Prudente respondeu dois minutos depois. João Vítor arriscou de fora da área e Prass saltou para defender. Aos 24, PC Gusmão sacou Felipe, cansado, e apostou na entrada do garoto Jonathan, de 19 anos.
Aos 33, Max tentou invadir a área e foi derrubado por um zagueiro. Pênalti marcado pelo árbitro alagoano Francisco Carlos Nascimento. Na cobrança, Nilton bateu no meio do gol, Giovanni defendeu e, na sobra, o volante chutou para colocar os cariocas novamente em vantagem.
O Prudente ainda perdeu um gol inacreditável aos 40. Rafael Martins cruzou e Wanderley, dentro da pequena área, furou. No fim, o Gigante da Colina comemorou a sua primeira vitória fora do Rio de Janeiro.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
STF leva ao plenário ação sobre privatização de cemitérios; Nunes fala em aumento de custos
Deixe sua opinião