405
Este foi o número de gols de Pepe pelo Santos, tornando-se o segundo goleador do clube, depois de Pelé, com 1.091. Fiel a um clube só, Pepe ficou na Vila Belmiro de 1954 a 1969. Ele disputou 750 partidas pelo clube, outra vez só atrás de Pelé, com 1.116. Pepe também foi o maior vencedor de Campeonatos Paulistas da história, 10 como jogador e um como treinador pela Inter de Limeira.
As mudanças
Em 1968, na apresentação do Livro Na Boca do Tunel, coletânea de depoimentos de vários técnicos da época, João Saldanha afirmou: "O treinamento do futebol, sua tática e preparação, historicamente, está dividido em quatro épocas nitidamente marcadas: antes da primeira lei do impedimento, depois do surgimento desta lei, o surgimento da segunda lei de impedimento e o surgimento da medicina esportiva e da preparação física dos jogadores".
Medicina esportiva
A medicina esportiva surgiu nos anos 1960 no Oriente. Na época o regime fechado vigorava na maioria dos países e além da guerra o esporte era a única maneira de se impor. Por isso um dos setores que mais desenvolveram foi a medicina voltada a curar as lesões dos atletas e a preparação física.
Livre para chutar
Na Copa da Alemanha, cada partida terá uma bola personalizada. Os jogadores da final ganharão uma da Adidas, com seu nome impresso. Ela será exclusiva, dourada, e poderá ser utilizada pela seleção vencedora nos seus jogos até a próxima Copa do Mundo. Já a chuteira será o único item do uniforme não associado ao patrocinador de cada seleção. Dessa forma, o atleta poderá usar o calçado que quiser, da marca à qual é associado.
"Luva" para os pés
Cada jogador terá nesta Copa chuteiras especiais para o formato do seu pé e da posição em que atua no campo. Nos modelos Nike, por exemplo, os atacantes terão travas distribuídas de forma a facilitar uma mudança rápida de direção, sem a perda da aderência. No meio, os atletas de criação terão chuteira mais sensível ao contato com a bola. Os laterais, que se movimentam muito, terão um "amortecedor" no meio da sola para diminuir a fadiga. A chuteira dos zagueiros será igual à dos atacantes.
Deixe sua opinião