O novo uniforme da seleção brasileira de futebol, lançado nesta terça-feira (1º), será totalmente sustentável e tem como novidade uma inédita faixa no peito da camisa.
A nova versão é integralmente feita de material reciclado e será inaugurada no amistoso contra a França, no dia 9, em Paris.
"Buscamos inspiração na pintura de corpo dos guerreiros e trouxemos a faixa como símbolo da proteção e do fechamento do corpo de um atleta. A faixa tem um simbolismo e uma função", afirmou o diretor de marketing da Nike no Brasil, Tiago Pinto.
A nova camisa tem uma faixa horizontal verde na região do peito da camisa amarela e uma faixa amarela no uniforme número dois, o azul.
No uniforme atual da seleção, apenas a camisa é feita de material reciclável, ao passo que a partir de agora calções e meias também tem as garrafas pet como matéria-prima.
"A preocupação com a sustentabilidade é uma marca desse novo material", disse à Reuters o diretor de marketing no Brasil da fabricante de materiais esportivos norte-americana. "É um material confortável e que pode ser usado em dias de calor, frio e em qualquer temperatura. Ela é toda feita de garrafas pet", acrescentou ele.
O novo uniforme também tem mais furos de ventilação para torná-lo mais confortável ao atleta. Há novas entradas de ar nos ombros e nas costas, segundo o fornecedor de material esportivo da seleção.
"Nossa grande preocupação é com o peso ao longo do jogo. Queremos manter ao longo da partida a camisa com o peso inicial de leveza e conforto. Os jogadores hoje querem também uma camisa quase customizada", declarou Pinto.
A ideia do fornecedor de material esportivo é que até 2016, data dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, seja lançado um novo uniforme por ano.
A empresa estima que cada camisa da seleção custará 199,90 reais.O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, foi a grande ausência da apresentação do novo uniforme. Ele não conseguiu embarcar em Lima, no Peru, onde acompanha a seleção sub-20 no Sul-Americano, devido a problemas climáticos.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast