Red Bull
Tetracampeão, Vettel diz que agora terá desafio de verdade
Folhapress
A missão de defender um título não é novidade para Sebastian Vettel. Muito menos um problema, já que foram três tentativas bem-sucedidas em série. Mas pela primeira vez não terá nas mãos o melhor carro do grid. Pelo menos em teoria.
Depois de uma pré-temporada repleta de problemas de falhas no motor Renault ao superaquecimento do RB10, e com menos quilometragem do que gostaria de ter feito antes do campeonato , a Red Bull não está na posição que desejava. Mas pelo menos o senso de humor de Vettel segue intacto.
"Depois de tantos títulos fáceis agora é hora de trabalhar um pouco", declarou, rindo, o tetracampeão mundial. "É só olhar os resultados para ver como foi tudo fácil, um passeio no parque", continuou, às gargalhadas. Em 2011, quando defendeu pela primeira vez o título, o alemão foi absoluto: 11 vitórias, 17 pódios e 15 poles. O campeonato foi decidido com quatro GPs de antecipação. Na temporada seguinte, sete pilotos venceram as sete primeiras provas. Vettel emendou quatro triunfos seguidos e fechou o Mundial com cinco vitórias, dez pódios e seis poles. Como que para se "redimir" , 2013 foi mais impressionante: 13 triunfos, 16 pódios, nove pole positions e o quatro título com três provas antes do fim do campeonato.
"Temos de dar pequenos passos. A temporada é longa e temos experiência e gente competente", concluiu, otimista.
Se nos últimos quatro anos a Fórmula 1 viu o domínio do alemão Sebastian Vettel e da Red Bull, a aposta para a próxima madrugada, às 3 horas (de Brasília), na abertura da temporada de 2014, é que a corrida na Austrália, no circuito de Melbourne, seja uma luta contra o poderio da Mercedes.
Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg são os favoritos para a prova e têm todas as credenciais para isso. A escuderia foi a melhor na pré-temporada e nos primeiros treinos em Melbourne o piloto inglês fez o melhor tempo. O comando da equipe descarta o favoritismo, mas admite estar em situação vantajosa perante aos concorrentes.
"Nossos pilotos não são só bons, mas também inteligentes. Eles se conhecem há muito tempo e já foram colegas na época de kart. Estamos em ótimas condições", vibrou o diretor-executivo da Mercedes, Toto Wolff.
Até o momento, a escuderia alemã foi a que mais soube se adaptar ao novo regulamento, mas até mesmo para a favorita a corrida será um mistério. A durabilidade dos carros no novo regulamento vai fazer a prova na Austrália ser um teste no qual não bastará ser apenas o mais rápido.
"O mais importante de tudo será conseguir terminar a corrida", disse Vettel. Ele readquiriu a confiança nos treinos ao voltar a andar bem nos treinos livres, depois da pré-temporada pífia, e sabe que com a redução do limite de combustível a prova será vencida pelo piloto que administrar melhor todo o complexo conjunto do novo carro.
A Williams, de Felipe Massa, aparece em segundo lugar na nova lista de forças, atrás apenas da Mercedes. O time está reformulado na equipe de engenheiros e fez bons testes nos treinos livres, em que até simulou uma corrida e deixou o brasileiro animado para a sua estreia. "O carro não tem mostrado problemas e isso é muito positivo para acreditarmos em um bom resultado", disse.
Entre todas as mudanças de regulamento e favoritismo para 2014, há também elementos que não se alteraram. A Ferrari manteve o posto de escuderia que corre por fora. Correta e discreta nos testes, na Austrália teve bom desempenho no primeiro treino de sexta-feira, quando o espanhol Fernando Alonso foi o mais rápido. "Temos uma boa base e vamos trabalhar no desenvolvimento e tentar pontuar", disse o chefe da equipe, Stefano Domenicali. Na escuderia italiana há ainda a expectativa pelo retorno do finlandês Kimi Raikkonen.
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