O tenista sérvio Novak Djokovic perdeu nesta sexta-feira a chance de assumir, por pelo menos duas semanas - até o final do Aberto da Austrália -, o segundo lugar do ranking mundial. Ele só precisava chegar à final do Torneio de Sydney para ultrapassar o suíço Roger Federer na lista da ATP, mas foi derrotado em dois sets pelo finlandês Jarkko Nieminen, que marcou 6/4 e 7/6 (7/3) na semifinal.
Mantido como número 3 do ranking mundial, Djokovic está vivendo um começo de temporada complicado. Na semana passada, ele já havia perdido logo na estreia do Torneio de Brisbane, para Ernests Gulbis, da Letônia. E nesta sexta, não conseguiu confirmar o favoritismo diante de Nieminen nas semifinais em Sydney. Agora, ele parte para o Aberto da Austrália, Grand Slam que começa na próxima segunda.
Depois da derrota desta sexta-feira, Djokovic aproveitou para reclamar do apertado calendário do começo do ano, que prevê apenas duas semanas de torneios antes do Aberto da Austrália e obriga os tenistas a jogarem sob o forte calor australiano de janeiro. "Está virando um problema de saúde. O tênis tem a mais longa das temporadas no esporte e precisamos fazer alguma coisa, não só pelos jogadores, mas também pelos torneios", declarou o sérvio.
Federer já havia levantado a questão nesta semana, pedindo que o Aberto da Austrália fosse adiado em pelo menos duas semanas nas próximas temporadas, mas a sugestão não foi aceita pela direção do torneio. A discussão, no entanto, deve prosseguir, até porque o suíço, Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, atual número 1 do mundo, fazem parte do Conselho de Jogadores da ATP e devem manter o assunto em pauta nos próximos meses.
Sobre a partida em si, Djokovic disse que foi apenas um dia ruim, e que o mais importante foi se preparar para o Aberto da Austrália, onde defende o título conquistado em 2008. "É sempre bom vencer um torneio antes de um Grand Slam, mas é melhor perder agora", afirmou o tenista sérvio, após a derrota para Jarkko Nieminen.
O outro finalista do Torneio de Sydney também foi definido nesta sexta-feira. O adversário de Jarkko Nieminen é o argentino David Nalbandian, que ganhou a semifinal contra o francês Richard Gasquet por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
- Mais preparado, Thomaz Bellucci diz ter condições de vencer no Australian Open
- Brasileiros têm chave difícil no Aberto da Austrália
- Novak Djokovic vence primeira do ano e avança em Sydney
- Dementieva vence Safina e conquista título em Sydney
- Rafael Nadal diz estar pronto para recomeçar do zero em 2009
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião