Os campeões brasileiros não só engatinham no uso da internet como ferramenta de autopromoção como também são pouco ousados em suas escolhas virtuais. Assim, desperdiçam um grande espaço em potencial para publicidade. A doutura em Ciências da Comunicação e pesquisadora em Novas Mídias, Pollyana Ferrari, estima que 80% dos usuários da internet no Brasil participam de alguma rede social – o quase demodê Orkut, o Facebook e o fenômeno do Twitter. As ferramentas, porém, ainda são vistas com receio pelos atletas.

CARREGANDO :)

"Eu não tenho Orkut!", apressa-se Maurício Lima, ex-jogador, de vôlei. "O que tem lá com meu nome é ‘fake’ (falso)". alerta.

O nadador Cesar Cielo também não utiliza a rede de relacionamentos, mas ainda é possível achar 25 usuários com o seu nome. "Tinha dia que recebia mais de 15 mil scraps (recados). Não tinha como responder a tudo isso. Deixei o Facebook pelo mesmo motivo", diz.

Publicidade

A "nova bossa" da web é o serviço de miniblogs Twitter, mania entre atletas norte-americanos, mas ainda um ilustre desconhecido dos esportistas brasileiros. A ferramenta permite recados de até 140 caracteres que serão lidos por quem quiser "seguir" o perfil do autor. O jogador de basquete da NBA Shaquille O’Neal e o ciclista Lance Armstrong são assíduos frequentadores da ferramenta.

Em 14 de abril, Armstrong postou uma mensagem explicando o que o seduz no serviço: "Mas, por que o Twitter é legal? É rápido. É direto. E o mais importante, dá poder às pessoas. Nada vi algo como isso".

Entre os brasileiros, Jade Barbosa tem seu perfil no programa. Segui-la, no entanto, só se ela autorizar.

Com poucas opções de ídolos locais, o fã brasileiro tem a (divertida) opção de acompanhar o perfil de sósias virtuais dos atletas. Principalmente de boleiros. Se (ainda) não é possível encontrar um perfil – verdadeiro ou fake – da medalhista no salto triplo Maurren Maggi, por exemplo, o perfil falso do técnico Renato Gaúcho, com 1.462 seguidores e muita pachorra de seu autor, garante a diversão do internauta. Como aperitivo, o post do dia 3 de abril: "Quando faço festa na cobertura do meu prédio, até o Cristo Redentor fecha os olhos".

Na internet

Publicidade

Endereços dos sites: Cesar Cielo (www.cesarcielo.com); Giba (www.blogdogiba.com.br); Maurício Lima (www.mauriciovolei.com.br); Twitter (twitter.com).