É novela das oito, mas milhões de pessoas em todo o país não desgrudam os olhos da tevê torcendo pelo mocinho Gerson Gouveia em um pega da Stock Car. Na empolgação das cenas, dá-lhe a criançada pedir: "Pai, mãe, quero um autorama da Stock!"
As duas situações se tornarão rotina nos próximos meses. A novela Passione, na qual o ator Marcello Anthony interpretará Gouveia, um piloto campeão da categoria, está prevista pela Rede Globo para ir ao ar em maio. Já teve inclusive cenas gravadas na primeira etapa de 2010, em São Paulo. O autorama da Estrela, trazendo o carro 0 de Cacá Bueno e o 21 de Thiago Camilo, será comercializado no segundo semestre.
Novidades que reforçam a vocação marqueteira da Stock, a tornando muito mais presente na mídia do que competições automobilísticas de grande apelo popular, como a Fórmula Truck ou, localmente, as provas de arrancada. E reforçam a parceria com a Globo, iniciada em 2000 com a transmissão ao vivo das corridas.
Licenciamentos de marca, como no caso do autorama, por exemplo, são feitos através da agência Globo Marcas. "Além desse projeto que está para ser lançado, temos uma grife de roupas, uma coleção de cadernos infantis e uma edição limitada de relógios da Citizen", enumera Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, organizadora da Stock Car.
Quando pensou em usar o automobilismo como pano de fundo para uma de suas histórias, o autor global Sílvio de Abreu acabou naturalmente parando na Stock. "Para nós será excelente. Não só pela visibilidade. Nos tornaremos assunto na boca de um público totalmente diferente do que temos hoje, normalmente jovem e masculino. Serão muitas mulheres e pessoas mais velhas assistindo também", diz Slaviero, admitindo que tamanha exposição seria inviável através de investimentos em publicidade.
O cenário favorece também ações individuais de marketing. O Corinthians, por exemplo, como parte das comemorações do seu centenário, fechou uma parceria com a equipe de Ricardo Zonta, agora chamada RZ Corinthians Motorsport. O piloto paranaense dirige o carro número 100, com o preto e branco e o símbolo do Timão, fazendo o diretor de marketing do clube, Luiz Paulo Rosemberg, sonhar altíssimo. "Você já imaginou nossa torcida lotando as pistas? Vai ser uma sintonia próxima do que a Ferrari tem na Itália."
Serviço: Ingressos: arquibancada R$ 26 (meia R$ 13), passes de visitação R$ 55 e paddock R$ 200. À venda no site www.ticketmaster.com.br, telefone 11 2846 6000 e nas bilheterias do autódromo. Horários: amanhã, treinos livres às 11h40 e 15h20; sábado, treino livre às 8h05 e treino classificatório às 11h20; domingo, largada às 11h10.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião