Classificada para os Jogos Olímpicos de Londres, a seleção brasileira masculina de basquete voltou a dar vexame nesta sexta-feira (28). Repetindo o apagão que teve contra os Estados Unidos na noite anterior, o Brasil permitiu a virada da República Dominicana no último quarto do jogo, perdeu por 85 a 77 e foi eliminado do Pan de Guadalajara, dando adeus ao sonho do tetracampeonato consecutivo. No sábado (29), ainda volta à quadra no jogo que define o quinto e o sexto lugares.
Assim como havia acontecido contra os Estados Unidos, o Brasil sofreu um apagão no último quarto contra os dominicanos. Chegou a abrir 66 a 44 no terceiro quarto, mas depois parou de jogar, permitindo a virada em 81 a 74 - fez oito pontos, levou 38. Tudo que a seleção brasileira tentava dava errado. Quando a República Dominicana chegou ao empate, Marcelinho Machado arriscou um arremesso de três que não deu nem aro.
O jogo marcou, para a República Dominicana, a revanche da derrota nas semifinais dos Pré-Olímpico de Mar del Plata, jogo que valeu a vaga em Londres para o Brasil e o fim do sonho para os caribenhos. Em relação ao time daquela competição, o único titular que foi para o Pan foi Guilherme Giovannoni. Dentre os reservas, apenas Nezinho, Benite e Marcelinho Machado. Todos terminaram o jogo com aproveitamento na casa dos 30%.
Guilherme e Marcelinho até terminaram a partida desta sexta-feira como cestinhas do Brasil, com 15 e 17 pontos, respectivamente. Mas ambos erraram demais no último quarto, quando deveriam brilhar, uma vez que são dois dos mais experientes do time. Benite, maior esperança dentre os jovens, também falhou demais, sendo o pior brasileiro no momento decisivo.
Na quinta-feira, contra os Estados Unidos, o Brasil permitiu que num período de cerca de 12 minutos, entre a metade do terceiro quarto e a segunda metade do último período, os rivais conseguissem fazer 38 pontos contra apenas oito dos brasileiros - exatamente o mesmo aproveitamento que tirou o Brasil da disputa por medalhas, nesta sexta.
Com a derrota do Brasil, os dois times que avançam no Grupo B são Estados Unidos e República Domininica. Os norte-americanos precisam de uma vitória sobre o Uruguai, logo mais, para passarem na primeira colocação.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião