Novo caso de falha no processo eleitoral vascaíno. O arquiteto Luiz Carlos Maia Lustosa, sócio desde 1990 e que não pagava as mensalidades do clube desde julho de 2005, votou efetuando apenas o pagamento do último mês de outubro.
O caso foi semelhante ao do jornalista Guilherme de Paula, que também votou mesmo estando inadimplente. Neste caso, há 12 anos.
Luiz Carlos foi abordado na entrada social do clube, no local onde os associados conferiam se tinham o nome relacionado na listagem de eleitores determinada pela Justiça. Lá, o arquiteto foi avisado de que seu nome não constava entre os eleitores.
- Já ia embora quando a moça que estava com a listagem disse que poderia dar um jeito. Ela chamou dois homens, um jovem e outro mais velho e barbudo - relata.
Luiz falou a respeito do período de inadimplência. Então, um funcionário o levou à tesouraria, onde pagou apenas o mês de outubro e recebeu a anistia.
- Na primeira tentativa, o mais novo percebeu que eu segurava uma camisa da chapa do Roberto e disse que não tinha jeito. Marquei um tempo lá fora e voltei sem a camisa, indo direto ao barbudo, falando que votaria no Eurico. Ele me levou à tesouraria, paguei e fui anistiado.
O fato contraria o artigo 24 do estatuto do Vasco, que não permite ao associado usufruir dos seus direitos com mais de seis meses de dívida nas mensalidades. Dentre outras coisas, não pode votar nas eleições do Conselho Deliberativo do clube.
De acordo com o advogado cível Luiz Roberto Leven Siano, o caso demonstra falha grave no sistema eleitoral. Ele culpa o presidente Eurico Miranda por esse tipo de ocorrência.
- O estatuto tem que ser seguido, nem o presidente tem o poder de modificá-lo - comenta, acusando Eurico de manipular a democracia cruzmaltina.
- Quem não gosta de utilizar as instalações do clube sem pagar a mensalidade? Será que não é a maneira que o presidente encontrou de se perpetuar no poder? - questiona o advogado.
A assessoria de imprensa do Vasco analisa o caso de outra forma. Segundo ela, o sócio que quitar suas dívidas, independentemente do tempo imposto no estatuto, tem todos os direitos readquiridos imediatamente, inclusive o de votar.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião