Fernando Alonso foi o piloto melhor da temporada e fez o melhor ano de sua carreira. Esta opinião, que você já leu por aqui, foi surpreendentemente emitida pelo chefe de equipe da McLaren, Martin Whitmarsh.
Se fosse uma declaração vinda de alguém da Ferrari ou mesmo de uma equipe que não esteja disputando vitórias, a frase poderia parecer política. Mas, na entrevista exclusiva que o dirigente me concedeu hoje em Interlagos, o elogio à temporada de Alonso pareceu bastante sincera: no quesito justiça, o título de 2012 seria do espanhol.
Tendo o piloto mais rápido da sexta-feira em São Paulo, com Lewis Hamilton em primeiro, perguntei a Whitmarsh o que deu errado para que a McLaren não estivesse brigando pelo título na última corrida do ano. "De fato, em boa parte da temporada, tivemos o melhor carro, mas falhamos em momentos cruciais, abandonando corridas e perdendo pontos preciosos que fizeram falta agora", respondeu.
Mas o "fator McLaren" ainda será decisivo em 2012. Pelo que está se desenhando aqui em Interlagos, o time deve ser mais uma vez determinante para decidir o título. Em Austin, na semana passada, a vitória de Lewis Hamilton ajudou Alonso a "salvar" o primeiro match point. O problema do espanhol é que a Ferrari segue mostrando menos competitividade com pista seca do que a McLaren e a Red Bull.
Neste cenário, uma boa corrida de Lewis Hamilton e Jenson Button pode ser até prejudicial para Alonso, já que para ser campeão, antes de tudo o espanhol precisa conquistar um lugar entre os três obrigatoriamente ou seja, ser melhor que Vettel e ainda pelo menos um piloto da McLaren.
Por outro lado, na chuva, Alonso já mostrou que é favorito, por ter vencido na Malásia e ser o pole na Inglaterra e Alemanha, sempre com piso molhado. E, com uma McLaren forte, ele tem mais bons candidatos para chegar entre ele e Vettel: Hamilton, Button e, claro, Felipe Massa, de quem a Ferrari espera participação decisiva em São Paulo, como foi em 2007 no título de Kimi Raikkonen.
Por isso, a grande final entre Alonso e Vettel, quem diria, ainda pode dar o título de melhor coadjuvante para a McLaren. Faça chuva ou faça Sol.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião