Munique Ganhando ou não o título, a França, que enfrenta Portugal amanhã, às 16 horas (de Brasília) na Allianz Arena, em Munique, brigando por uma vaga na decisão, será outra após a Copa. A competição da Alemanha marca o fim de uma geração que entrou para a história do futebol. Em 1998, deu ao país seu único título Mundial ao golear o Brasil por 3 a 0 em Paris, partida que marcou o início do reinado de Zinedine Zidane, eleito o melhor jogador do mundo três vezes pela Fifa, em 98, 2000 e 2003.
Dois anos depois de conquistarem o mundo, os Bleus sagraram-se bicampeões da Europa ao derrotar a Itália numa dramática final, decidida por Trezeguet no gol de ouro.
A luta, agora, é para encerrar o ciclo com mais um troféu e apagar o vexame da Copa de 2002 no Japão e na Coréia do Sul, quando a França foi eliminada ainda na primeira fase. Sem vitórias e sem marcar um gol sequer.
São justamente esses "velhinhos" que deixarão de usar a camisa dos Bleus após a Copa. Zidane já disse que o fim da carreira coincidirá com o término da participação da França na Alemanha. Ontem foi a vez do zagueiro Thuram anunciar sua despedida da seleção. Ambos têm 34 anos e estrearam na equipe nacional no mesmo dia, 17 de agosto de 1994.
"Eu estou saboreando muito esta Copa, pois será a última para mim. Com a idade que tenho, é hora de parar", disse Thuram, 119 jogos pela França jogador que mais vestiu a camisa azul na história. Ele, aliás, já havia renunciado à seleção dois anos atrás. Voltou a pedido de Zidane, quando os franceses corriam risco de não passar pela Eliminatórias.
Além dos dois, outros campeões de 1998 devem acompanhar o maestro Zizou e anunciar sua retirada da seleção depois do torneio da Fifa. E mesmo aqueles que insistirem em continuar jogando por mais algum tempo dificilmente chegarão ao Mundial de 2010. É o caso do goleiro Barthez. Amanhã, ele se tornará o francês com mais jogos em Copas (15). Mas aos 35 anos, sua aposentadoria se aproxima. O reserva Coupet (33), que não foi campeão oito anos atrás, também não deve ter vida longa na seleção. Outros que devem encerrar o ciclo nos Bleus os volantes Makelele (33 anos) e Vieira (30), e o atacante Wiltord (32).
"Mostramos que jogador com 30 anos também corre, tem bom preparo físico e, acima de tudo, experiência, algo bastante precioso", desabafou Vieira.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião