• Carregando...
 |
| Foto:

Alviverdes

G4

Com o triunfo na última rodada, o Coxa tem o quarto melhor aproveitamento do segundo turno, com 25 pontos. O líder do returno é o Cruzeiro, com 33, seguido por Flamengo (31) e São Paulo (29). Na soma das fases, o Coritiba ostenta apenas a 14ª posição.

Eleição

A eliminação do risco de rebaixamento, que pode ocorrer na próxima rodada, deve aumentar a movimentação nos bastidores para a eleição de dezembro. Serão escolhidos os membros da mesa do Conselho Deliberativo, Fiscal, Consultivo e Administrativo, o G9. No mínimo três novos nomes entrarão e outros três sairão do Administrativo.

Desfalque

O meia Renatinho e o volante Makelele, que entraram no segundo tempo da vitória sobre o Atlético-MG, concorrem à vaga de Pedro Ken. Ele levou o terceiro amarelo e não enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, domingo.

Atleticanas

Renovações

A situação do volante Rafael Miranda, do meia Wesley e do lateral-direito Nei, todos sem contrato para a próxima temporada, seguem indefinidas. Emprestado pelo Atlético-MG, Miranda terá de aguardar o encerramento do vínculo com o Galo, também no fim de 2009, para negociar a permanência. Já Wesley, depende da eleição do Santos (dono de seus direitos federativos), marcadas para o início de dezembro, para saber se o Peixe deseja o retorno dele. Com Nei, o impasse é financeiro e ainda não há previsão de acordo.

Definitivo

O zagueiro Ronaldo, nem relacionado para o jogo contra o Fluminense, possui contrato apenas até maio e segundo o diretor de futebol Ocimar Bolicenho, recebeu uma proposta definitiva para a ampliação. Se quiser, o defensor está livre para assinar um pré-contrato com qualquer equipe.

São estas três possibilidades, divididas em sete cenários e várias combinações matemáticas, que se oferecem à dupla Atletiba na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para o próximo fim de semana. Atlético e Coritiba podem já se salvar no fim de semana, ficar na mesma situação na tabela ou seguir para as duas partidas derradeiras do Brasileiro seriamente ameaçados de cair.

O Furacão recebe o Cruzeiro, vivo na disputa por uma vaga na Libertadores, sábado, às 19h30, na Arena. O Coritiba enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, domingo, às 17 horas. Os paranaenses jogam de olho nos concorrentes cariocas. O Botafogo recebe o São Paulo, domingo no Engenhão, às 17 horas. No mesmo horário, o Fluminense encara o rebaixado Sport na Ilha do Retiro.

Os repórteres Ana Luzia Mikos e Robson De Lazzari e o cartunista Tiago Recchia mostram todas essas possibilidades.

* * * * *

O céu é o limite

Vitória de Atlético (contra o Cruzeiro) e Coritiba (sobre o Santos), combinada a empate ou derrota do Fluminense para o Sport, garante a dupla matematicamente na elite e coloca ambos na faixa da Sul-Americana (o Furacão, só se o Vitória perder para o Barueri). Para o Coxa serve até um empate, desde que o Flu perca.

O céu é alviverde

O Alviverde garante a vitória sobre o Peixe e o Fluminense no máximo empata com o Sport. Coxa e Flu vencem , mas o Botafogo perde para o São Paulo. O Atlético permanece na pressão ao não vencer a Raposa.

O céu é rubro-negro

O Furacão derrota o Cruzeiro e o Fluminense não vence o Sport. Sem superar o Santos, o Coxa continua a perigo.

Abraçados no purgatório

Dupla Atletiba vence e Botafogo e Fluminense superam seus adversários. O risco dos paranaenses não acaba, mas diminui consideravelmente. Coxa, Atlético, Botafogo e Fluminense perdem ou empatam, seguem estacionados na tabela e adiam a definição para as duas últimas rodadas.

O inferno é verde

O Coxa perde na Vila Belmiro, o Atlético supera a Raposa, o Botafogo empata ou vence o São Paulo e o Fluminense passa pelo Sport. A diferença para a zona de rebaixamento cai para dois pontos, faltando apenas duas rodadas, sendo a última com o confronto direto em casa com o Tricolor carioca. Um empate aliado a triunfos do principal trio concorrente também não alivia e a distância da degola cai de cinco para três pontos.

O inferno é rubro-negro

O Rubro-Negro tropeça em casa diante do Cruzeiro, o Fluminense vence o Sport e o Botafogo empata com o São Paulo. O Atlético fica a apenas um ponto da zona de rebaixamento. O panorama pode ser ainda mais trágico se o Fogo vencer. O Furacão segue a um ponto da faixa de degola, mas perde a 15ª posição para o clube carioca, a quem enfrenta na semana seguinte, na Arena.

O inferno é aqui

A dupla Atletiba é derrotada e os rivais cariocas vencem. A distância do Atlético para a ZR cai para um ponto e a do Coritiba para dois. Os paranaenses empatam seus jogos, mas Fluminense e Botafogo vencem. O Rubro-Negro fica a dois pontos da degola e o Coxa a três. Diferenças que podem ser revertidas nos confrontos diretos da penúltima (Atlético x Botafogo) e última rodada (Coritiba x Fluminense).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]