Cada vez mais os times de futebol usam de subterfúgios para turbinar o seu quinhão na Timemania, a loteria criada pelo governo federal para abatimento de dívidas dos clubes com a União o jogo usa os escudos das equipes. Para fechar em primeiro lugar no penúltimo concurso de 2010, com pouco mais de 56 mil apostas, o Atlético apelou para a permuta. Encarregados de angariar jogadores, um grupo de conselheiros do Furacão oferecia uma camisa oficial em troca de determinada quantia de apostas. Em tom de brincadeira, há conselheiro dizendo que "deve camisa até o fim do ano".
... que não deu certo...
Apesar do sucesso no concurso n.º 171, o Atlético fechou a temporada fora do grupo principal da Timemania, composto por 20 clubes, aqueles mais indicados pelos apostadores, que dividem 65% da arrecadação repassada pela Caixa Econômica Federal. O motivo, de acordo com o Rubro-Negro, teria sido a antecipação do concurso 172 para os últimos dias de dezembro o sorteio estava previsto inicialmente para acontecer apenas neste mês. Fora da elite, o Atlético terá de ratear com os outros integrantes da "Segundona" apenas 25% do montante.
... pode parar na Justiça
O Atlético estuda, em virtude da mudança de data, qual a melhor estratégia para cobrar a Caixa. Em nota encaminhada à coluna, a assessoria de imprensa do clube informou que "o departamento jurídico do CAP está avaliando a situação para apresentar um parecer à diretoria". Uma possível briga judicial não está descartada.
Menos dinheiro no bolso 1
Mais um indicativo de que o Atlético não entrou 2011 com o pé direito pelo menos no aspecto financeiro. A seguradora HDI, que até o ano passado estampou sua marca nas mangas do uniforme rubro-negro, anunciou que não irá mais patrocinar o clube. Mudança de estratégia de marketing foi a alegação usada pela empresa para não renovar o contrato.
Menos dinheiro no bolso 2
Já em relação à Philco, patrocinadora master do Atlético, ainda não há uma definição se o acordo será estendido.
A resposta da empresa deve sair nesta semana, segundo informou o departamento de comunicação do clube. Vale ressaltar que, de acordo com um estudo da Trevisan Gestão do Esporte, o Furacão foi quem melhor utilizou os recursos de publicidade na disputa do Brasileirão-10. "[O clube] transformou R$ 4 milhões [arrecadados com a Philco e HDI] em uma 5.ª posição no campeonato", diz o artigo.
Agora vai
De acordo com Enio Fornea, vice-presidente e diretor de obras do Atlético, até o dia 31 deste mês o projeto executivo de adequação da Arena ao padrão Fifa, visando a Copa de 2014, estará pronto. Já na sequência, ainda segundo o dirigente, o clube dá início ao processo de licitação da obra o custo estimado gira em torno de R$ 135 milhões.
Colaborou Robson Martins.
Deixe sua opinião