Rio – "Se você me falasse há 30 anos, quando eu lutava, que o Brasil somaria mais medalhas que o Japão em um torneio mundial, não iria acreditar. Era uma coisa inimaginável." Foi desta forma que o técnico Luiz Shinohara reagiu ao título por equipes conquistado pela equipe brasileira no 25.º Mundial de Judô, no Rio.

CARREGANDO :)

"A campanha realmente me surpreendeu. Não pelo número de medalhas, mas pelo número de ouros", prosseguiu o treinador, referindo-se aos três primeiros lugares obtidos por Luciano Corrêa (meio-pesado), Tiago Camilo (meio-médio) e João Derly (meio-leve). "Sabíamos que a motivação seria grande pelo fato de o campeonato ser no Brasil, mas, mesmo assim, superou as expectativas de título. Se nos surpreendeu, imagina o mundo."

Shinohara destacou especialmente a conquista de Luciano Corrêa. "Ele ganha as lutas no coração. No físico. Não tem a mesma técnica do Tiago Camilo, mas possui uma garra só dele." Ao mesmo tempo, o treinador, medindo as palavras, criticou a postura do médio Carlos Honorato, prata na Olimpíada de Sydney e bronze no Mundial de 2003. "Ele estava bem fisicamente. Mas não estava em um bom dia. Não lutou bem e seu desempenho não foi o esperado."

Publicidade

Único brasileiro bicampeão mundial de judô, João Derly pretende variar sua tática de luta para surpreender seus oponentes na Olimpíada de Pequim. "Antes [no título de 2005, no Egito] não era conhecido. Lutei de cabeça fria. Desta vez fui estudado por todos e tive muita dificuldade para impor meu estilo."

Derly revelou que ficava incomodado quando era lembrado como o único campeão mundial do judô brasileiro. "Abri a porteira em 2005 e muito mais judocas vão conseguir este título."

O gaúcho fez questão de agradecer ao também campeão mundial Tiago Camilo pelo treinamento em conjunto que realizaram em Porto Alegre. "Acho que nós dois ganhamos com isso. O Tiago esteve mais motivado nesta competição. E eu pude me preparar melhor tanto física como tecnicamente", disse Derly, lembrando que chegou a treinar com Mayra Aguiar por falta de sparring.