Ao pular na piscina para a disputa do 1.º Mundial Júnior de Natação, que começa hoje, no Rio de Janeiro, o nadador Henrique Rodrigues leva nas braçadas a condição de principal revelação do Paraná no esporte. A competição faz parte do calendário de eventos preparatórios para os Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007, e será realizada nas piscinas do Parque Aquático Júlio de Lamare, no complexo esportivo do Maracanã, reunindo até domingo as grandes promessas da natação mundial.

CARREGANDO :)

Será o primeiro grande desafio internacional para o curitibano de apenas 15 anos, único representante do estado convocado para a seleção brasileira, composta por 33 atletas (20 homens e 13 mulheres). Henrique participará da prova dos 200 metros medley, na quinta-feira, modalidade em que é recordista brasileiro juvenil com o tempo de 2m10s86 – nos 100m costas e 50m livre o recorde nacional também é dele.

Este ano, o nadador já conquistou medalhas em dois campeonatos no exterior: sete de ouro e duas de prata no Match Integracion Brasil–Argentina, em maio, em Buenos Aires; e um bronze no Multination Youth, em abril, na Grécia.

Publicidade

Apesar de nadar contra atletas até dois anos mais velhos (categoria 17 anos) e de alto índice técnico, as chances de um bom resultado existem. No entanto, desde que o curitibano consiga baixar pelo menos um segundo sua marca.

"O Henrique tem um grande potencial, e não será surpresa se conseguir passar pelas eliminatórias, semifinal e chegar até a final", acredita Marcos Balliana, técnico do competidor na Escola de Natação Amaral, de Curitiba.

A performance no Mundial também servirá de parâmetro para uma análise das condições para integrar a equipe brasileira no Pan-Americano, um dos objetivos do atleta para o ano que vem. "Será maravilhoso se ele conseguisse disputar, e temos essa esperança. Porém, o Henrique é um nadador ainda novo, tem muito pela frente", aponta Balliana.

Além do Brasil, outros 60 países estarão representados no Mundial por 480 nadadores, constituindo o evento esportivo com maior número de nações já disputado em solo brasileiro. Será uma oportunidade também para o treinamento dos 100 voluntários que se inscreveram para participar da organização do Pan.