Königstein, Alemanha – O massagista Rogelson Barreto, 47 anos, vem sendo o remédio preventivo do lateral-direito Cafu para evitar bolhas, sobretudo no calcanhar. Ele também fez esse serviço ortopédico para Ronaldo na Copa de 2002. Eis a fórmula: usar a chuteira dos craques até elas cederem e ficarem macias. "Sou o verdadeiro pé-quente", brincou o funcionário da CBF. "Esse vai ser o meu quarto Mundial. Desde 94 dou uma força para os jogadores nesse sentido", completa esse carioca de Rio Comprido.

CARREGANDO :)

Já usando os calçados do capitão (da marca italiana Lotto, número 41,5), Barreto lembrou que foi útil para o Fenômeno na edição passada da Copa do Mundo – justamente quando o centroavante foi o artilheiro com 8 gols. "Laceei dois pares para ele há quatro anos. Não sei se um deles foi usado na final (quando o atacante marcou duas vezes)", disse. Questionado porque ainda não fez o serviço para o camisa 9 nesta temporada, parece surpreso. "Olha, não sei...", soltou, desconfiado.

Além de trabalhar no departamento de fisioterapia da CBF, assim como servir de cobaia para evitar calos e bolhas, o massagista também tem tido o importante papel de animar o pagode na concentração. Sambista de carteirinha, integrante da Mangueira, ele comanda – ao lado de Ronaldinho Gaúcho – a batucada em Königstein. "Isso é essencial", falou, sorridente.

Publicidade