Chicago lançou mão de seus dois trunfos nesta sexta-feira (2), o presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle, ambos com discursos apaixonados em defesa da escolha da cidade norte-americana como sede das Olimpíadas de 2016.
O presidente, que partiu de Washington durante a noite e foi direto para a sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), ressaltou que Chicago é o lugar que ele e sua mulher chamam de casa.
O COI escolherá entre Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio em uma votação após as últimas apresentações das quatro cidades.
"Eu vim aqui hoje como um defensor apaixonado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, acreditando fortemente no movimento que eles representam, e como um orgulhoso habitante de Chicago", disse Obama, último a discursar na apresentação de 45 minutos de Chicago,no começo de sua fala.
Obama disse que viveu e viajou em muitos lugares diferentes do mundo. "Então eu fui para Chicago. E naquelas ruas, eu trabalhei ao lado de homens e mulheres que eram brancos e negros, latinos e asiáticos, pessoas de todas as classes, nacionalidades e religiões".
"Eu descobri que Chicago é a mais norte-americana das cidades norte-americanas, mas também um lugar em que os cidadãos de mais de 130 países vivem em um rico mosaico de bairros singulares".
Obama, o primeiro presidente em exercício dos Estados Unidos a discursar em uma sessão do COI, disse: "Eu vim aqui hoje para pedir que vocês escolham Chicago pela mesma razão que eu escolhi Chicago há quase 25 anos, a razão pela qual eu me apaixonei pela cidade que eu chamo de casa".
A primeira-dama esteve na capital dinamarquesa por dois dias para fazer lobby com os membros do COI.
Michelle Obama, vestida de amarelo, antecedeu seu marido e falou entusiasmada sobre como se sentava aos pés de seu pai para assistir e se inspirar quando criança com as Olimpíadas e as performances das ginastas Olga Korbut e Nadia Comaneci e o atleta Carl Lewis.
Enquanto o casal presidencial saía, Obama disse a repórteres que "Chicago não poderia ter feito uma apresentação melhor. Agora é com o COI. Estamos gratos pela hospitalidade."
Os vídeos e as apresentações de Chicago ressaltaram a localização da cidade, em frente ao Lago Michigan, a arquitetura, os monumentos e o espírito de coletividade.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas