Vencer para entrar na briga por uma vaga na Libertadores. Essa é a obsessão do Atlético para a partida de hoje contra o Juventude, às 19h30, em Caxias do Sul. Objetivo inimaginável quando o time terminou o primeiro turno em 15.º lugar, com apenas 38,6% dos pontos conquistados, mas que se tornou plausível depois de o Rubro-Negro confirmar a tendência de sempre crescer na segunda metade do Brasileiro desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos.
Com 13 pontos em 7 rodadas não conta o empate no jogo atrasado com o São Paulo , o Furacão ostenta a terceira melhor campanha do returno, atrás apenas de Grêmio e Botafogo. O aproveitamento subiu para 61,9% e deixou em apenas cinco pontos a diferença do agora nono colocado para a zona da Libertadores.
Se conseguir manter o índice, chegaria à reta final lutando pela quinta posição última vaga ao torneio continental, desde que o Inter, com presença garantida, continue entre os quatro primeiros. A projeção coloca o Atlético com 57 pontos. Já o Paraná, hoje quinto colocado, terminaria com 58 preservando o aproveitamento atual.
Segundo o técnico Vadão e os jogadores, dois motivos levaram ao crescimento: a definição de um time titular e o preparo físico para suportar a maratona de jogos.
À exceção de algumas suspensões e da troca do volante Alan Bahia por Erandir, o treinador vem fazendo de tudo para manter a equipe. "Isso mostra que eu não sou tão burro assim, né?", brincou Vadão, ironizando os torcedores que o xingaram sábado na Arena. "Assim o time vai ganhando confiança", acrescentou o técnico, que hoje terá de fazer uma mudança forçada. Com dores no púbis, o atacante Denis Marques será substituído por Paulo Rink.
Nem mesmo o desgaste provocado pela seqüência de jogos o de hoje será o 14.º em 45 dias tem atrapalhado. Prova disso foi o time ter vivido seu melhor momento contra o São Paulo nos minutos finais, fato recorrente nas últimas rodadas. "Sempre entramos para lutar até o fim e estamos conseguindo. Parabéns à preparação física e à fisiologia", disse o lateral-esquerdo Michel, sabendo que o Atlético ainda terá de correr muito se quiser transformar a tradicional arrancada no segundo turno em vaga na Libertadores.
* * * * * * *
Em Caxias do SulJuventude x Atlético
JuventudeAndré; Fábio, Antônio Carlos e Igor; Wellington, Walker, Lauro, Alexandre e Márcio Azevedo (Ivo); Marcel e Christian. Técnico: Ivo Wortmann.
AtléticoCléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Marcelo Silva, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Paulo Rink. Técnico: Vadão.
Estádio: Alfredo Jaconi.Horário: 19h30. Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP) Auxiliares: Válter José dos Reis (Fifa-SP) e Nélson de Souza Monção (SP).
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião