Os barcos competidores da Volvo Ocean Race, largaram às 13h30min (horário de Brasília) desta sexta-feira, em Portsmouth, na Inglaterra, para a oitava perna da regata de volta ao mundo. Até o porto de Roterdã, na Holanda, serão 1.500 milhas náuticas (cerca de 2.700 km). Apesar dos ventos fracos na largada, o Brasil 1 saiu bem e na primeira hora da regata brigava pela liderança com o barco holandês ABN 2 e Piratas do Caribe, dos Estados Unidos.
Preocupados se estarão no mar ou em terra durante os jogos da Copa do Mundo, a tripulação brasileira se viu obrigada a fazer cálculos com o calendário para não perder os jogos na Alemanha. A estréia do Brasil no Mundial, contra a Croácia, acontece dois dias antes da largada da última perna da regata, na Holanda. A segunda partida da seleção é no dia 18, contra a Austrália, exatamente no mesmo dia em que está marcada a premiação da Volvo Ocean Race.
"A premiação da perna será às 16h (horário local) e o Brasil joga às 17h. Teremos de achar uma televisão por perto de qualquer jeito", avisa João Signorini, enquanto o timoneiro André Fonseca lembrava que o Brasil não jogará enquanto os velejadores estiverem enfrentando as ondas.
A única partida que a tripulação de Torben Grael vai perder é o último amistoso antes da Copa, contra a Nova Zelândia, neste domingo. Bom para o Brasil 1, já que o time conta com seis neozelandeses na equipe.
A oitava etapa promete condições bastante diferentes das encontradas até aqui na regata. E, portanto, o comandante do Brasil 1 está tratando a perna com precaução.
"Nessas condições, será necessária muita atenção durante todos os dias da regata. E precisaremos estar alerta ao tempo, uma vez que, em uma semana, as coisas mudam muito rápido na região em que passaremos", disse Torben.
Confira a classificação da Volvo Ocean Race após a in-port race de Portsmouth:
1- ABN 1 (HOL) - 84,5
2- Piratas do Caribe (EUA) - 59,5
3- Brasil 1 (BRA) - 52
4- ABN 2 (HOL) - 48,5
5- movistar (ESP) - 48
6- Ericsson (SUE) - 45
7- Brunel (AUS) - 8 pontos
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião