Até mesmo os donos do polvo-profeta duvidaram de seus poderes. O oceanário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen, foi quem teve a ideia de fazer o molusco Paul apontar o vencedor de jogos da Copa do Mundo mas ninguém por lá imaginava que a brincadeira fosse parar tão longe e fazer do pequeno polvo uma celebridade mundial.
"Polvos são os invertebrados mais inteligentes que existem e precisam de estímulos e desafios para se desenvolverem. Caso contrário, vivendo em cativeiro, podem ter problemas. Paul sempre gostou da brincadeira de abrir caixas para buscar alimentos dentro. Por isso, tivemos a ideia de fazê-lo apontar os vencedores dos jogos da Alemanha na Copa do Mundo. Mas ninguém estava preparado para o que viria pela frente", afirmou Daniel Fey, um dos supervisores do Sea Life e responsável por lidar com o assédio internacional sobre o animalzinho.
Ao contrário do que foi noticiado pelo Globoesporte.com e do que consta em sites como Wikipedia, Paul começou a exibir seus dotes visionários durante a Copa do Mundo, e não a Eurocopa. O molusco tem apenas dois anos de vida e sequer existia em 2008.
"Nunca fizemos isso antes com os polvos que tivemos aqui. Paul foi um caso à parte. Queríamos promover visitas ao parque e, por isso, chamamos dois jornais locais para assistir às escolhas de Paul nas duas primeiras partidas da Alemanha no Mundial, contra Austrália e Sérvia. Como ele acertou nas duas vezes, a notícia correu. Primeiro, dentro da Alemanha e, depois, pelo resto do mundo. Não há um dia em que não recebemos ligações de TVs internacionais. As últimas foram da Rússia e de Israel", disse Daniel, ainda impressionado.
Espécie do polvo Paul é comum
O Sea Life ainda não contabilizou quantos visitantes estiveram no parque por conta do sucesso de Paul, mas acredita que sejam muitos. Ameaças e ofertas de compra do bicho já chegaram por email, mas nada que fosse levado a sério.
"Não sei se as pessoas estão visitando o oceanário por causa de Paul, mas todos que vêm aqui perguntam por ele. Recebemos críticas mas a quantidade de mensagens carinhosas são muito maiores. Quanto às ameaças, não foi nada sério e nunca precisamos procurar a polícia. A história das ofertas também. A maioria foi algo que saiu nos jornais. Mas Paul não tem preço, não vamos vendê-lo."
Na verdade, um polvo como Paul até tem preço. E não é dos mais caros. O molusco mais famoso do planeta é um polvo comum, da espécie Octopus vulgaris, encontrada no Mar Mediterrâneo e numa faixa do Oceano Atlântico que vai do Atlântico Norte à costa oeste da África. Difícil é encontrar um polvo que entenda tanto de futebol quanto Paul.
Na loja do Sea Life, existem polvos de pelúcia, sabonetes líquidos e até canecas do animal, a preços que variam de R$ 5 a R$ 15. O item que mais chama a atenção logo de cara é uma camisa branca, parecida com a da seleção alemã, com um polvo na altura do peito, como se fosse o escudo da equipe e uma mensagem em alemão que diz: "Nós somos Paul". A camisa, porém, não está à venda.
"Nós não tivemos tempo de produzi-las e apenas o nosso pessoal é quem as veste. Todo mundo que vai à nossa loja pergunta o preço da camisa, mas ela não está à venda. O sucesso de Paul nos pegou de surpresa", admitiu Daniel Fey.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião