A australiana Stephanie Rice quebrou o recorde mundial dos 400 metros medley no domingo e garantiu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.
A australiana superou a campeã mundial Katie Hoff, dos Estados Unidos, para vencer em 4min29s45, superando o recorde anterior de 4min31s12 que Hoff registrou nas seletivas norte-americanas há seis semanas.
Kirsty Coventry, do Zimbábue, garantiu a prata com 4min29s89, e Hoff ficou com o bronze após fazer 4min31s71.
Rice quebrou o recorde mundial em março, mas acabou perdendo-o para Hoff alguns meses depois. A australiana também detém a melhor marca mundial para os 200m medley, mas afirmou mal poder acreditar que tinha retomado o dos 400 metros.
"Eu me virei e achei que tinha visto 4min31, mas vi que o relógio dizia 4min29, achei maravilhoso", disse Rice.
Coventry, que garantiu ao seu país o primeiro ouro olímpico ao vencer os 200m costas em Atenas, foi motivo de preocupação. Nadando na raia de fora, ele liderava após o nado costas e, apesar de Rice ter retomado o controle no peito, Coventry fez mais uma disparada na última volta do nado livre.
"Foi emocionante, minha primeira medalha em Atenas e agora aqui", disse ela. "Foi uma prova difícil e Stephanie terminou melhor, foi um ótimo tempo".
A medalha de bronze de Hoff ajudou a apagar a frustração de Atenas, onde ela estava tão nervosa que não conseguiu se classificar para a final.
A nadadora de 19 anos entrou na prova de domingo como favorita depois de vencer os últimos dois mundiais, mas não conseguiu enfrentar Rice.
"Foi definitivamente uma prova difícil. Não posso ficar irritada, eu fiquei a apenas meio segundo do meu melhor tempo", disse ela.
"Estou muito feliz por conseguiur minha primeira medalha olímpica".
Deixe sua opinião