Estrante nos Jogos, o BMX (bicicle motocross) definiu, nesta sexta-feira (22), seus primeiros campeões olímpicos. No masculino o ouro ficou com o letão Maris Strombergs e no feminino, com a francesa Anne-Caroline Chausson.
O norte-americano Mike Day ficou com a prata, seguido de seu compatriiota Donny Robinson, bronze. No feminino, Laetitia Le Corguille fechou a dobradinha francesa no pódio, seguida da medalha de bronze Jill Kintner, dos Estados Unidos.
A prova masculina foi marcada por uma série de acidentes que deixaram vários competidores fora da pista. O sul-africano Sifiso Nhlapo caiu em uma curva logo após o grande salto, saindo fora da pista e levando alguns competirores com ele.
Robinson estava logo à frente de Nhlapo e saiu ileso, pedalando forte para o bronze.
Stombergs assumiu a liderança logo na saída, pilotando com segurança pelas curvas, enquanto Day tentava superá-lo, sem sucesso.
Entre as meninas, os acidentes também marcaram a prova. A canadense Sammy Cools foi para o chão antes da primeira curva. Quase no fim, outra batida definiu os resultados. A britânica Shanaze Reade, uma das favoritas para o ouro, tentou passar Anne-Caroline na última curva, mas bateu em sua roda traseira e foi para o chão.
As provas finais do BMX estavam previstas para a última quinta-feira, mas foram adiadas para esta sexta devido à forte chuva registrada na véspera.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos