Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos
A seleção brasileira de handebol masculino perdeu para a Espanha neste domingo(17), em final dramática, e está fora da competição dos Jogos de Pequim. Com falhas de ataque e principalmente na defesa, a seleção, que chegou a estar oito pontos atrás do placar, esboçou uma reação no final do segundo tempo e chegou a ficar a um ponto do empate. O último lance do jogo, aos 29 minutos e 28 segundos, foi uma falta em favor do Brasil que poderia ter decretado o empate. Mas a bola não entrou e o Brasil perdeu por 36 x 35. Com o resultado, a seleção da Espanha avança na competição para as quartas-de-final e o Brasil iguala seu desempenho de Atenas 2004, quando venceu apenas uma partida, contra o Egito.
Com a obrigação de vencer para se manter na competição, o Brasil começou o jogo contra a Espanha imprimindo um bom ritmo e liderando o placar. Aos 10 minutos do primeiro tempo a seleção brasileira vencia por 8 x 7, com destaque para os desempenhos de Fernando Pacheco, o Zeba, e Bruno Souza. A partir do meio do segundo tempo, a combinação de um eficiente sistema de defesa com ataques e contra-ataques rápidos pesou em favor da Espanha, que encerrou os primeiros 30 minutos de jogo na frente por 20 x 17.
Espanha abre oito pontos no segundo tempo
No segundo tempo o Brasil exagerou nos erros de defesa e não soube aproveitar algumas boas oportunidades de contra-ataque. A Espanha aproveitou para abrir oito pontos marcando 26 x 18. A fragilidade da defesa brasileira contrastava com uma organizada e quase impenetrável parede defensiva espanhola. O Brasil tinha dificuldades para penetrar na área adversária e sobrevivia às custas, principalmente, das boas jogadas de Zeba, melhor jogador da partida com 12 gols marcados, e Bruno Souza, que fez seis gols na partida. Já a Espanha contava com um ataque mais homogêneo, com destaque para Iker Romeno, que marcou nove gols em 11 chutes.
Faltando três minutos para o fim da partida, o Brasil ensaiou uma reação e voltou a encostar no placar. Além de Zeba e Bruno, vale destacar a atuação de Alexandre Silva, que penetrou bonito em todas as oportunidades que teve, para marcar quatro gols em quatro tentativas, Apesar de esbarrar nas boas defesas e na sorte do goleiro espanhol, que viu vários chutes espirrarem na trave ou irem direto para fora, o Brasil ainda conseguiu chegar em 35 x 36. Faltavam menos de 10 segundos para o fim do jogo, quando a seleção brasileira tentou seu último ataque e acabou sofrendo falta. Se marcasse, o Brasil empataria a partida a dois segundos do seu final. Mas não aconteceu. O jogo acabou e encerrou a participação do handebol brasileiro em Pequim.
Falta de vacinas expõe incompetência dupla de Nísia Trindade em 2024
Lira expõe papel do governo Lula na liberação de emendas ao confrontar Dino
Defesa de Silveira pede soltura e contato de Moraes em caso de nova emergência
Marco Civil da Internet no STF: a expectativa da retomada do julgamento em 2025; ouça o podcast
Deixe sua opinião