A Seleção Brasileira de Futebol Feminino está nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Pequim ao vencer a Noruega por 2 a 1, em Tianjin, na manhã desta sexta-feira. A classificação para o duelo contra a Alemanha veio numa partida que parecia decidida, mas ficou em aberto nos dez minutos finais. O domínio brasileiro foi notável na maior parte do tempo, mas tudo poderia ter ido por água abaixo quando a Noruega se animou após fazer o gol.
Nos primeiros minutos de jogo, o Brasil valorizou a posse de bola, mas não conseguiu nenhum arremate efetivo, tentando muito a bola aérea contra uma alta defesa da Noruega. Além disso, as meninas brasileiras tentaram diversos lances de fora da área, como Cristiane, aos 12 minutos que aproveitou uma reposição errada da goleira Skarbo e chutou por cima, tentando encobri-la.
Se a bola insistia em não encontrar alguma jogadora brasileira quando cruzada na área, a solução foi mesmo tentar de longe. Aos 43, Daniela Alves fez isso e acertou um chute forte e alto no gol de Skarbo, abrindo o marcador para o Brasil.
Aos 46, Marta, bem marcada, teve uma chance dentro da área e mandou por cima. O resultado do primeiro tempo foi magro, apesar do domínio, e poderia ter feito falta no final do jogo.
No segundo tempo, o Brasil começou a encontrar mais espaços. Por outro lado, a Noruega resolveu se lançar ao ataque, dando algum trabalho para a goleira Bárbara. Aos 11, a zagueira norueguesa Christensen não viu Marta atrás dela e teve a bola roubada pela veloz atacante brasileira, que avançou e chutou na saída de Skarbo. Era o segundo gol brasileiro, que deu tranqüilidade ao time de Jorge Barcellos e fez o time da Noruega entrar em parafuso.
O Brasil desperdiçou chance atrás de chance como numa seqüencia de escanteios batidos entre os 24 e 27 minutos. Aos 35, num contra-ataque norueguês, Bárbara comete pênalti em Thorsnes. Na cobrança, Siri Nordby bateu forte no canto e Bárbara quase defendeu. Era o primeiro gol norueguês, que deu ânimo às meninas do país nórdico.
Seguiram dez minutos de pressão norueguesa, que foi abafada na falta de pontaria das atacantes. No último lance, aos 48, o Brasil ainda teve a chance de ampliar, com Cristiane cabeceando para fora um cruzamento de Marta.
O apito de Kari Seitz dos Estados Unidos serviu como alívio para o Brasil, que se classifica pela quarta Olimpíada seguida para as semifinais. Agora, o próximo obstáculo na luta pelo ouro é a Alemanha, que na estréia empatou sem gols com o Brasil. A partida será às 7h de segunda-feira, horário de Brasília, em Xangai.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink