Emanuel enfrenta o bloqueio de Fábio Luiz na semifinal: precedido por troca de elogios, duelo brasileiro terminou com discussão por causa do último ponto.| Foto: Jonathan Campos, enviado especial – Gazeta do Povo

"Quero limpar a minha cabeça o mais rápido possível para poder pensar apenas na decisão do bronze." O paranaense Emanuel tentou ser o mais racional possível após a eliminação para os também brasileiros Marcio/ Fábio Luiz. Afinal, a decisão do terceiro lugar será realizada hoje, às 22 horas (de Brasília), contra a dupla brasileira que defende as cores da Geórgia, Renatão/ Jorge.

CARREGANDO :)

Pela declaração, até parece que a derrota foi bem assimilada. Mas a irritação de Ricardo com o árbitro após a desclassificação, aliada ao desempenho irregular da dupla em Pequim, fez acender a luz amarela para os, ainda, atuais campeões olímpicos.

O jogador se negou, inclusive, a assinar a súmula na saída da areia (depois voltou atrás). Reclamava de um suposto desviou da bola em Fábio no último lance, o que daria, no mínimo, mais um ponto de sobrevida olímpica a Ricardo e Emanuel.

Publicidade

O desequilíbrio emocional acabou contrastando muito com as opiniões contidas da derrota, o que acabou não convencendo.

"Não aconteceu nada, simplesmente estivemos em um dia ruim", afirmou Ricardo, com poucas palavras. esquecendo de lembrar que, nas oitavas-de-final, contra os russos Barsuk/Kolodinskiy, também já haviam tido outro dia ruim. "Não foi o nosso dia", disse Emanuel.

Estava na cara que os dois queriam mesmo voltar para o apartamento na Vila Olímpica e tentar entender o que realmente acabava de acontecer. Vendo de fora, uma conclusão rápida aponta um dos motivos: os adversários estavam bem mais preparados para enfrentar Ricardo e Emanuel, conhecendo mais o jogo dos melhores do mundo.

De dentro, o problema seria um pouco diferente. "Tive a sensação de que a dupla estava sem aquela energia", analisou o paranaense. "Mas com a experiência que tenho, aprendi que esse é o momento de dar a volta por cima. Muitas vezes a gente tem apenas de continuar."

E o time continua, não está abalado, garantem. Tentam até olhar um pouco mais para frente, já na reta final do ano. Em princípio, a idéia é se concentrar no Circuito Brasileiro e Mundial até dezembro. Depois, um tempo para reflexão.

Publicidade

"A gente vem tendo de mudar a forma de jogar para tentar surpreender. Quem sabe não é essa derrota que nos motivará para uma nova mudança pensando em Londres?", pergunta Emanuel.

Mas a resposta fica no ar.

Na TV

Ricardo/ Emanuel (BRA) x Jorge/ Renatão (GEO), às 22 horas, na Band, SporTV 2, ESPN Brasil e BandSports; Márcio/ Fábio Luiz (BRA) x Rogers/ Dauhauser (EUA), à 0 hora, na RPC TV, Band, SporTV, ESPN Brasil e BandSports.