O Comitê Olímpico Internacional solicitou à Federação Internacional de Ginástica (FIG) que investigue a idade das ginastas da equipe chinesa feminina, vencedora da medalha de ouro em Pequim. A iniciativa do COI é motivada pela suspeita de que algumas atletas não cumprem o regulamento.
A idade mínima para os ginastas nos Jogos é de 16 anos, mas os contínuos rumores de que He Kexin, Jiang Yuyuan e Jang Yilin são mais novas que o permitido obrigaram o COI a solicitar a investigação.
A questão vem sido tratada, desde antes do início das Olimpíadas, em diversos veículos de comunicação, inclusive em território chinês.
Além do ouro por equipes, He Kexin também foi campeã na prova individual das barras assimétricas. A China conquistou nove medalhas de ouro nas Olimpíadas, sete a mais que os EUA, segundo colocado na modalidade.
Por enquanto, não existem provas de que as campeãs chinesas tenham tido a idade adulterada para a inscrição nos Jogos.
- O COI cumpriu com sua obrigação de que se esclareçam todas as dúvidas e aguardamos o informe final da FIG. Mas, no momento, não há evidência de que não tenham cumprido as normas. Também foram entregues certificados de nascimento que são corretos - diz Giselle Davies, porta-voz do COI.
Por sua vez, Wang Wei, porta-voz do Comitê Organizador (BOCOG), garantiu:
- A China apresentou todos os documentos que demonstram a idade das ginastas e que foram aptas para competir, tanto que a própria Federação Internacional deu luz verde para isso.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos