Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos
Confira a ficha técnica da paritda
Com gol do volante Hernanes, o Brasil venceu a Bélgica por 1 a 0, nesta quinta-feira(7), na abertura do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Pequim.
A seleção brasileira teve dificuldade na criação e no entrosamento. Alexandre Pato perdeu duas grandes chances e foi substituído. A Bélgica terminou a partida com dois jogadores a menos. Fellaini e Kompany foram expulsos no segundo tempo. O Brasil lidera o grupo com três pontos. Nova Zelândia e China fazem o outro jogo do grupo na primeira rodada.
O jogo
Sem o desejado entrosamento, a individualidade era a grande aposta do técnico Dunga para suprir a falta de treinos e desfalques em virtude da polêmica na liberação dos jogadores - envolvendo clubes, Fifa e Uefa.
Mas isso não aconteceu no primeiro tempo de jogo. O técnico da seleção brasileira esperava que Ronaldinho Gaúcho colocasse a bola debaixo do braço ou que Alexandre Pato despachasse a defesa belga na velocidade e habilidade. Pelo contrário, não teve nada disso. A única chance brasileira saiu pela direita.
O lateral Rafinha arriscou um chute cruzado e ficou nisso. No restante foi pancada para todo o lado e as equipes premiadas com cinco cartões amarelos (três para a Bélgica e dois para o Brasil). A Bélgica levou perigo à meta de Renan. Mirallas recebeu lançamento na área,o goleiro brasileiro fez a defesa no chão. Fellaini pegou o rebote cruzado de primeira e mandou a bola rente à trave.
Brasil acordou
O time era o mesmo do primeiro tempo, mas a postura era outra. No início do segundo tempo, o Brasil voltou determinado a definir a partida. Aos 30 segundos, Alexandre Pato deu um corte no zagueiro adversário e bateu para o gol. A jogada se transformou na melhor chance de gol. A individualidade, esperada por Dunga, finalmente apareceu.
Prova disso foi o lance seguinte: Ronaldinho, com dribles, passou pela defesa belga e rolou a bola para Pato. O atacante se enrolou com a bola e não conseguiu concluir em gol. Foi a última chance dele no jogo. Dunga tirou Pato e Anderson do time para as entradas de Thiago Neves e Jô.
Gol surpresa
Nem deu tempo de testar a nova opção ofensiva de Dunga. O gol brasileiro veio do sistema defensivo, com jogada de camisa 10. O volante Hernanes apareceu na entrada da pequena área, driblou dois marcadores e acertou um chute preciso para fazer o gol da vitória brasileira.Nos acréscimos, Jô fez o segundo, mas em posição irregular. O atacante estava à frente da defesa belga.