César Cielo segue fazendo história na piscina do Cubo dÁgua. Depois de conquistar o bronze nos 100m livre, o brasileiro garantiu vaga para a final dos 50m livre e ainda bateu o recorde olímpico da prova com o tempo de 21s34, na noite desta quinta-feira. O francês Alain Bernard, medalha de ouro nos 100m e antigo recordista olímpico dos 50m (21s46), fez o segundo melhor tempo (21s54). O australiano Ashley Callus garantiu a terceira melhor marca (21s68) das semifinais.
"Pilhado", como ele mesmo costuma se classificar, Cielo fez jus ao apelido e não deu chance para ninguém na prova mais rápida da natação. Ele venceu sua série e fez o melhor tempo das duas semifinais. O também brasileiro Nicholas Santos, que disputou a segunda série, não conseguiu se classificar para a final. Nicholas ficou em 16º (22s15) na classificação geral da fase.
Já nas eliminatórias dos 50m, Cielo chegou a bater o recorde olímpico com o tempo de 21s47. Mas o brasileiro teve pouco tempo para comemorar. Na bateria seguinte, o francês Alain Bernard bateu a marca novamente em apenas um centésimo de segundo.
A final dos 50m livre será realizada na noite desta sexta-feira.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA