O coreógrafo chinês Shen Wei foi acusado de plágio ao preparar uma das coreografias apresentadas na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim, que teria sido copiada de uma criação do escultor, coreógrafo e pintor italiano Enzo Carnebianca.
- She Wei mais uma vez plagiou minha obra - acusa o italiano, em carta enviada ao presidente do Comitê Olímpico da China, Liu Qi, e ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano.
Não é a primeira vez que Carnebianca faz uma acusação contra o chinês. Em 2004, Shen teria se apropriado de uma de suas obras mais famosas, "Folding", copiando uma coreografia do italiano para uma encenação feita em 1994 e depois divulgada na internet.
De acordo com o artista italiano, a coreografia apresentada na abertura das Olimpíadas "é uma perfeita imitação de figuras da minha coreografia 'O tempo sem tempo' de 1994 e de minha obra pictórica 'A família cósmica', de 2003".
Por isso, Carnebianca tomou a decisão de defender seus direitos "diante de todos os júris competentes" e resolveu fazer um apelo às autoridades italianas para que apóiem sua iniciativa.
Perto de ser votado no Senado, projeto para legalizar cassinos ignora crise social das bets
Presidente da Coreia do Sul anuncia fim da lei marcial após bloqueio parlamentar
Projeto de regulamentação da IA está prestes a ser votado no Senado; ouça o podcast
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Deixe sua opinião