Angel Valodia Matos perdeu a cabeça quando vencia a luta e acabou banido do esporte| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos

CARREGANDO :)

Angel Valodia Matos, de Cuba, acertou um chute na cabeça do árbitro de sua luta pelo bronze na categoria pesado do taekwondo contra Arman Chilmanov, do Cazaquistão, e recebeu uma suspensão vitalícia do esporte.

Publicidade

O treinador de Matos também foi suspenso pelo comportamento considerado por uma autoridade do taekwondo como "uma violação grave do espírito do taekwondo e dos Jogos Olímpicos".

"As punições têm efeito imediato e são as seguintes: exclusão definitiva do técnico e do atleta por toda a vida de todos os campeonatos promovidos pela WTF", disse o dirigente, referindo-se à Federação Mundial de Taekwondo (WTF, na sigla em inglês).

"Todos os resultados deste atleta nos Jogos de Pequim serão imediatamente deletados", acrescentou ele, sob aplausos do público na arena.

O cubano liderava a luta por 3 a 2 no segundo round da luta quando os técnicos dos dois lutadores invadiram o tatame para discutir com o juiz, após ele ter interrompido o combate, aparentemente em favor de Chilmanov.

Matos havia recebido tratamento para uma contusão no pé.

Publicidade

Depois de uma discussão acalorada no tatame, Matos acertou o juiz na cabeça com um chute alto. Ele também acertou outro árbitro.

Matos foi desclassificado e escoltado para fora da arena. Pouco depois, as autoridades internacionais do taekwondo anunciaram a suspensão por toda a vida para o cubano e seu treinador.