Foi sofrido, assim como na estréia, mas Ana Paula e Larissa passaram em seu segundo teste nas Olimpíadas de Pequim. Irregular, a dupla superou uma derrota no primeiro set, arrasou as russas Uryadova e Shiryaeva no segundo e suou para fechar o placar em 2 a 1, parciais de 19/21, 21/12 e 15/13 . Com o resultado, as brasileiras garantiram a classificação para as oitavas-de-final das Olimpíadas com uma rodada de antecipação.
As brasileiras voltam à quadra na próxima quarta-feira para um duelo que promete ser o mais difícil da fase de grupos. Do outro lado da quadra, as australianas Barnett e Cook esta última foi campeã olímpica em 2000 ao lado de Pottharst. O duelo terá início a partir de 1h (de Brasília). Já Uryadova e Shiryaeva se despedem da etapa inicial
Com um saque para fora, as russas colocaram as brasileiras em vantagem, mas a tranqüilidade durou pouco. As principais virtudes individuais de Ana Paula e Larissa, o bloqueio e a defesa, respectivamente, não apareciam com consistência. Uryadova e Shiryaeva aproveitaram a oportunidade para abrir 5 a 3. A dupla verde-amarela não se deu por vencida. Com um excelente saque de Ana Paula, as atletas conseguiram empatar em 10 a 10.
No entanto, as russas conseguiram três pontos em seqüência e esfriaram as brasileiras. Sentindo o mau momento, Larissa pediu tempo. As russas forçaram o saque em cima de Ana Paula e aumentaram a diferença para quatro pontos, em 16 a 12. Mas o esforço da cearense foi recompensado, a dupla conseguiu encostar no placar. Ana Paula, que não vinha bem, ganhou moral com um ponto de bloqueio que empatou o jogo em 16 a 16. As russas, porém não se abalaram. Alternando bolas diagonais e largadinhas, as adversárias fecharam em 21 a 19.
A primeira parcial serviu de aprendizado para as brasileiras, que voltaram com tudo para o jogo no segundo set. Larissa brilhou na recepção e o Brasil passou à frente. Confiante, Ana Paula passou a utilizar seu talento na rede para encaixar largadinhas e bolas de fundo. Com o jogo em 10 a 6, Shiryaeva fez uma defesa espetacular, e diminuiu a diferença para as russas, mas foi só. Aos poucos, Ana Paula e Larissa se soltaram em quadra, e voltaram a sorrir. As adversárias, em contrapartida, sentiram o bom momento das brasileiras e entregaram a parcial por 21 a 12.
Embaladas, as brasileiras abriram 4 a 1 de cara no tie-break. A vitória parecia fácil, mas Ana Paula e Larissa cometeram três erros e as adversárias empataram o confronto. Para sorte das brasileiras, Shiryaeva cometeu seu quarto erro no saque e colocou o Brasil na frente. Ana Paula fez um ace e o time abriu dois pontos de vantagem em 8 a 6. As russas encostaram no marcador, mas o talento da dupla verde-amarela falou mais alto. Com um bloqueio de Ana Paula, o Brasil fechou em 15 a 13.
Deixe sua opinião