Assim como na final do Mundial de 2006, a Espanha superou com facilidade a Grécia no basquete masculino. Desta vez, na estréia das equipes nos Jogos Olímpicos de Pequim, a diferença foi ainda maior: 81 a 66.
O cestinha do jogo foi o ala-armador espanhol Rudy Fernandez, com 16 pontos. O pivô Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, ajudou com 11 pontos e cinco rebotes. O armador Jose Manuel Calderón e o pivô Marc Gasol, irmão de Pau, também se destacaram.
Na Grécia, o destaque foi o armador Vasileios Spanoulis, maior pontuador do time, com 15 anotados. O resto do time, porém, pouco ajudou no ataque: apenas o armador Dimitrios Diamantidis (14 pontos) e o ala-armador Nikolaos Zisis (10) chegaram aos dois dígitos.
O resultado deixa a Espanha empatada com a Alemanha na liderança do Grupo B, com uma vitória. Os germânicos abriram a rodada com um triunfo por 95 a 66 em cima de Angola. Estados Unidos e China, que jogam ainda neste domingo, fecham o dia da chave.
A partida
O duelo começou equilibrado. No primeiro quarto, a sempre forte defesa grega fez com que os espanhóis tivessem baixo aproveitamento em seus arremessos (36%), mas o time de Pau Gasol compensou nos rebotes (15 contra 11 da Grécia) e nas roubadas de bola (2 a 0). Ao fim do período, o ala-armador Berni Rodriguez converteu um rebote no zerar do cronômetro e deixou a Espanha à frente por 20 a 16.
A Grécia reagiu no começo do segundo quarto. Com uma bandeja de Spanoulis, o time tomou a dianteira por 24 a 22 a 5m27 do fim do período, mas o ataque grego estancou depois disso. A Espanha fechou o garrafão, forçou seis desperdícios de bola e melhorou nos contra-ataques. O resultado foi uma seqüência de 15 pontos contra apenas dois dos gregos. O estrago no período teria sido maior não fosse por um lance de três pontos de Spanoulis, que converteu uma bandeja e sofreu falta. O grego converteu o lance livre, e os times foram para o intervalo com o placar mostrando 35 a 29 para Pau Gasol e companhia.
O terceiro período ratificou o domínio da Espanha. O time continuou defendendo bem e forçando a Grécia a arremessar de fora do garrafão. Os tiros de três não caíam, e a Espanha mais uma vez obteve uma série de 15 pontos contra só dois dos rivais. A diferença subiu para 50 a 31 com dois lances livres de Pau Gasol. Ao fim do quarto, a vantagem era de 62 a 46.
Controlando bem a posse de bola e escolhendo bem a hora de arremessar, a Espanha administrou com eficiência a vantagem no último quarto.
Número 1 na platéia
Rafael Nadal, que assumirá a liderança do ranking mundial de tênis no dia 18 deste mês, esteve no Ginásio Olímpico de Basquete para assistir à vitória de seus compatriotas. O espanhol teve a companhia do também tenista Nicolás Almagro.
Nadal tem aproveitado bastante a vida fora da quadra em Pequim. Hospedado na Vila Olímpica e curtindo o convívio com atletas de outras modalidades, o tenista também se divertiu na cerimônia de abertura dos Jogos.