• Carregando...

Um guardião da tocha, durante o revezamento internacional - lindo, mas anônimo -, ganhou legiões de fãs chinesas e está atolado com propostas de casamento.

Conhecido como "Segundo Irmão à Direita", por conta de sua posição costumeira ao lado da chama, o jovem com jeito de menino e cabelo bem aparado é uma sensação na Internet e já um herói no país.

Fotos dele, em seu uniforme azul-e-branco da Olimpíada foram espalhadas pela mídia chinesa. Algumas fãs o acham parecido com Lei Feng, um soldado idolatrado na época de Mao Tse-tung.

"Nós o amamos, não só porque ele é lindo, mas também porque representa o orgulho da China", uma garota escreveu em seu blog.

A popularidade do ídolo anônimo subiu muito depois que ele foi visto defendendo a tocha em protestos pró-Tibete no percurso internacional, antes de chegar à China para a Olimpíada.

"Tire as mãos do meu querido, seu guarda!", escreveu outra fã, sobre a foto de um policial britânico empurrando o chinês enquanto ele lutava com um manifestante em uma rua de Londres, durante a passagem da tocha na cidade.

Essas demonstrações levantaram uma onda contrária, de patriotismo, no meio dos jovens chineses, que suspeitaram de uma conspiração ocidental para denegrir o nome da China em um de seus maiores momentos.

Cansados da nova moda de ídolos pop e astros de TV, fãs idealizaram o "Segundo Irmão" como representante dos antigos valores.

"Eles o aplaudem por sua beleza, pelo corpo perfeito, postura refinada e exemplar, sorriso e cortesia com os carregadores da tocha, seus colegas e o público, além da determinação de vigiar o espírito olímpico", já diz um verbete sobre ele na Wikipedia.

"Nas fotos do revezamento da tocha ele se mostra calmo e confiante, durante situações violentas, e bonito e orgulhoso em muitas outras... Esses astros ou ídolos, a quem falta pureza e vigor não interessam mais."

O "Segundo Irmão" não é o único herói entre os guardiães da tocha -- que, em contraste com seu status no país, muitas vezes são vistos como vilões no Ocidente, por serem representantes inquestionáveis das severas autoridades chinesas.

Outros guardiões também receberam apelidos, como o "Bonitão da Frente", o "Mão Encantadora", o "Bondade" e mesmo o "Sopa de Macarrão".

Na volta à China, onde o revezamento da tocha foi calmo na etapa final para a abertura dos Jogos na sexta-feira, as autoridades mantiveram secreta a identidade dos guardiões.

Mas isso não diminuiu o entusiasmo das fãs.

"Meu querido Segundo Irmão à Direita, por favor, case-se comigo!", implorou uma garota em um site com 542 páginas de declarações e fotos do herói anônimo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]