João Gabriel Schlittler está a duas vitórias da quarta medalha de bronze do judô brasileiro nestes Jogos Olímpicos de Pequim. Em sua primeira luta na repescagem, João finalizou o libanês Rudy Hachache faltando 37s para o fim de luta. Na final de repescagem, o judoca carioca vai enfrentar o atual campeão mundial, o francês Teddy Riner, e caso vença irá para a disputa da medalha de bronze. Riner e João se enfrentaram durante o Mundial do Rio, com vitória para o francês. A final de repescagem terá início a partir das 7h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
Mais descansado após a derrota para o cubano Oscar Breyson, João Gabriel Schlittler voltou a soltar o seu judô contra o libanês Rudy Hachache. Tranqüilo, João foi somando pontos, primeiro derrubando Hachache para conseguir o seu primeiro yuko. Ao cair por cima, o judoca carioca partiu para a imobilização, mas o adversário conseguiu escapar, com Schlittler conseguindo apenas mais um yuko.
Com dois yukos de vantagem, João Gabriel voltaria a ser beneficiado pela falta de ofensividade do adversário, que acabou sendo punido. Faltando 37s para o fim, veio o grande momento da luta. João Gabriel conseguiu chegar à montada de Hachache e partiu para a finalização, com o adversário batendo e desistindo da luta.