O sonho do ouro olímpico em Pequim para o judô brasileiro terminou com a derrota de João Gabriel Schlittler nas quartas-de-final do peso pesado. Algoz de João na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o cubano Oscar Breyson bateu o brasileiro com uma imobilização em 1m39s de luta.
Com o resultado, João Gabriel passa imediatamente para a repescagem, onde entrará na disputa pela medalha de bronze. De bye na primeira rodada, João vai enfrentar em sua primeira luta o vencedor da disputa entre o libanês Rudy Hachache e o peruano Carlos Zegarra.
E as zebras deste peso pesado podem complicar a vida de João Gabriel na briga pela quarta medalha de bronze do judô brasileiro em Pequim. Em uma das surpresas do dia no ginásio de Ciência e Tecnologia da capital chinesa, o atual campeão mundial Teddy Rinner foi derrotado nas quartas-de-final pelo uzbeque Abdullo Tangriev, no golden score. Com isso, caso vença sua primeira luta, João vai pegar na final de repescagem o vencedor da disputa de Rinner.
Cubano marca jogo do brasileiro
João e Breyson entraram em condições muito diferentes nestas quartas-de-final. Após travar uma batalha de quase 10 minutos contra o estoniano Martin Padar, o cubano vinha de uma oitava-de-final tranqüila, em que havia batido o peruano Zegarra em trinta segundos.
Talvez pelo cansaço, o brasileiro voltou a insistir na técnica de sacrifício, o que acabou sendo mortal. Provando que estuda bem seus adversários, Breyson só esperou o brasileiro atacar. Na primeira puxada de Schlittler, Oscar Breyson foi para cima do judoca carioca, passando imediatamente a guarda e encaixando a imobilização. Daí para o fim, durou apenas 25s, o tempo necessário para a arbitragem caracterizar o ippon.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast