Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos
A Olimpíada de Pequim será a mais vista em 112 anos de história, reforçada por uma grande cobertura da Internet, disse o Comitê Olímpico Internacional na quarta-feira (20).
O COI disse que os números de visitantes em alguma regiões-chave, como os Estados Unidos, são muito promissores e devem bater o recorde dos Jogos de Atenas, em 2004.
"A Olimpíada de Pequim parece pronta para se tornar o evento mais visto da história olímpica", disse aos repórteres Timo Lumme, diretor de TV e serviços de marketing do COI. "Os números são maiores de qualquer outra Olimpíada."
A cerimônia de abertura, em 8 de agosto, já é o maior evento relacionado ao esporte transmitido na China, com um recorde de 840 milhões de espectadores, e espera-se que tenha sido visto por mais de um 1,2 bilhão de pessoas ao redor do mundo, quando os dados finais forem apurados.
Lume disse que a rede de TV norte-americana NBC, que comprou os direitos de transmissão para os Estados Unidos por cerca de 900 milhões de dólares, também registrou a maior audiência em uma noite de sábado nos útimos 18 anos, quando transmitiu a prova em que Michael Phelps atingiu seu recorde de oito medalhas de ouro na natação.
"Foi uma audiência de 40 milhões de pessoas (nos Estados Unidos)", disse Lumme, completando que os Jogos de Pequim podem superar os números de Atlanta-1996, que atraiu muito público devido à conveniência dos horário e à torcida local.
Os números são promissores em muitos outros países, como a Grã-Bretanha, que já angariou o maior número de medalhas de ouro em um século e a Índia, que ganhou em Pequim o primeiro ouro individual de sua história.
O COI, ansioso por reduzir a taxa média de idade dos espectadores de TV dos Jogos, lançou um canal olímpico no site de compartilhamento de vídeos Youtube, oferecendo resumos diários das provas.
Lumme disse que o uso da Internet pelos responsáveis pela transmissão dos Jogos, que estava apenas na infância em Atenas, tem sido um grande sucesso, com o site da NBC registrando 30 vezes mais vídeos vistos do que em Atenas, mais de 22 milhões de clipes.
"Na China, mais de 102 milhões de pessoas assistem aos Jogos ao vivo pela internet", disse Lumme. Muitas mais assistem a trechos pré-gravados.
O próprio site do COI registrou mais visitas na primeira semana dos Jogos de Pequim do que em toda a Olimpíada de Atenas.
O COI ainda está para assinar contratos para os Jogos de 2014 e 2016. "Isso porque agora temos muito mais plataformas de mídia disponíveis", encerrou Lume.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink