Após a conquista da medalha de prata nas Olimpíada de Pequim, a seleção feminina de futebol vai passar por uma reestruturação. O técnico Jorge Barcellos, no comando desde 2006, vai deixar o cargo. Ele está com uma proposta para dirigir um feminino time da Liga Profissional Americana em 2009, mas tem planos de começar a trabalhar com equipes masculinas. Jorge vai conversar com a direção da CBF quando chegar ao Brasil e dificilmente mudará de decisão. Principalmente porque a seleção deve ficar um ano sem atividades. O próximo campeonato será o Sul-Americano feminino, que ainda não tem lugar e data confirmados.
Com a seleção feminina, Jorge Barcellos conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, foi vice-campeão Sul-Americano, em 2006, e do Mundial da China, no ano passado, e agora conquistou a medalha de prata em Pequim. As Olimpíadas podem ter encerrado o ciclo de duas jogadoras importantes da seleção brasileira. A zagueira Tânia Maranhão, que disputou quatro Olimpíadas, e a atacante Pretinha ainda não decidiram se vão permanecer no grupo. As duas estão com 33 anos.
- Tínhamos o jogo na mão. É uma pena porque essa medalha de ouro iria transformar o futebol feminino. Eu não sei o que pode acontecer agora, o rumo que vai tomar daqui para frente. Precisa ter uma renovação, porque muitas dessas jogadoras já estão encerrando o ciclo. É sempre mais complicado
O clima era de tristeza neste sábado pela manhã em Pequim, quando a seleção embarcou de volta ao Brasil. A maioria das jogadoras passou a noite em claro, sem dormir. Marta não segue com o grupo para o Brasil. Vai direto para a Suécia, onde se apresenta ao Umea. Outras três jogadoras, que atuam na Europa, também seguiram para outros países. A zagueira Renata Costa foi para a Dinamarca, a goleira Andréia Suntaque foi para a Espanha e Pretinha para o Japão.
A chegada das jogadoras no Brasil está prevista para a manhã desde sábado. No Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, desembarcam às 5h, a jogadora Tânia Maranhão, o técnico Jorge Barcellos e o supervisor Paulo Dutra. Em São Paulo, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, desembarcam às 5h40, as jogadoras Andréia Rosa, Formiga, Simone Jatobá, Bárbara, Cristiane, Daniela Alves, Erika, Ester, Fabiana, Francielle, Maurine, Maycon e Rosana, o médico Marcelo Acherboim, o preparador físico Vinícius Munhoz, o preparador de goleiras Luiz Castegnaro e o fisioterapeuta Marcelo Massaia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas