Mesmo muito maquiadas, as ginastas parecem jovens. A questão é: quanto exatamente? As ginastas chinesas magrinhas, em seus collants, têm frequentemente de se defender de questionamentos sobre não terem idade suficiente para competir na Olimpíada. Na sexta-feira, o Comitê Olímpico Internacional decidiu promover uma investigação a fundo para descobrir qual realmente é a idade de uma medalhista de ouro.
He Kexin tem 16 anos, de acordo com dados da Federação Internacional de Ginástica, mas matérias de jornais citando dados online sugerem que na verdade ela tem 14. Isso fez com que o COI resolvesse se dirigir diretamente ao organismo internacional do esporte para esclarecer de vez o assunto.
A agência de notícias estatal Xinhua, da China, mostra uma foto feita no ano passado, referindo-se a He Kexin como "garota de 13 anos". O China Daily publicou em maio que He Kexin tinha 14.
As ginastas precisam completar 16 no ano da Olimpíada, para poder competir. Tendo conseguido nove das 14 medalhas de ouro da ginástica, qualquer sopro de escândalo seria muito danoso para os organizadores da Olimpíada.
Para sorte da China, os resultados de qualquer investigação deverão ser publicados apenas quando a mídia já tiver deixado Pequim, com o encerramentos dos Jogos no domingo.
Perguntas sobre idade têm dominado as entrevistas coletivas com as ginastas chinesas, com repórteres tentando pegá-las em armadilhas com questões como "de que signo do zodíaco chinês você é?".
A cada vez elas respondem de forma correta e repetem: "Tenho 16 anos. Não me importo com o que outras pessoas pensam."
Até sexta-feira, o COI tinha evitado polêmicas sobre idade nos Jogos, dizendo que os atletas são punidos pelas respectivas federações.
A FIG se disse confiante quanto a não haver problemas, porque o COI confirmou os passaportes delas, usados para tirar as credenciais para a Olimpíada, como válidos.
A natureza do esporte mostra ginastas sempre parecendo mais jovens do que são, porque são menores e mais leves. A maquiagem as ajuda a parecer um pouco mais velhas.
Elas já são consideradas praticamente "idosas" quando alcançam 20 anos de idade, mas lhes foi dada uma estreita janela de oportunidades com a nova regra, adotada em 1997, para proteger seu bem-estar, tanto físico como mental.
Nadia Comaneci tinha apenas 14 quando ganhou seus ouros olímpicos. Ela disse à Reuters na semana passada que não havia necessidade de a FIG ter subido o mínimo de idade de competição internacional para 16.
"Para ser bom aos 15 ou aos 16, você tem de ser grande aos 12", disse ela, sobre o esporte em que a maioria das crianças precisa começar quando têm por volta dos 5 anos para ter sucesso.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião