Com o salto 6,79 metros, a brasileira Maurren Maggi garantiu o segundo lugar geral na eliminatória e está na final| Foto: REUTERS / Kim Kyung-Hoon

Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos

CARREGANDO :)
Keila Costa garante a classificação à final com salto de 6,62 metros
CARREGANDO :)

As atletas do salto em distância do Brasil não conseguiram dormir na noite anterior às eliminatórias da prova devido à ansiedade, mas tiveram bom desempenho na competição e ficaram entre as 12 melhores, das 42 que foram para a pista, classificando-se à final.

Maurren Maggi ficou em segundo lugar na eliminatória, com a marca de 6,79 metros, só atrás da norte-americana Reese Brittney, que saltou 6,87 metros.

Publicidade

Keila Costa conseguiu 6,62 metros em seu último salto para garantir a classificação, depois de ter queimado o primeiro e de ter feito apenas 6,44 metros no segundo, em uma prova recheada de erros e que eliminou pelo menos duas candidatas a medalha.

A portuguesa Naide Gomes, detentora da melhor marca do ano, de 7,12 metros, queimou os dois primeiros saltos e no último, procurando segurar o ritmo para fazer um salto seguro, pulou apenas 6,30 metros, ficando fora da final.

A espanhola Concepción Montaner, que fez a sétima melhor marca este ano, também foi eliminada depois de saltar apenas 6,53 metros.

"Muita gente queimou salto. A pista é muito rápida e muita gente não consegue controlar", disse Keila. "A portuguesa foi tentar segurar e não conseguiu. Depois segurou muito e saltou pouco, ficou fora".

Maurren afirmou que a prova não fica mais fácil devido à queda de algumas favoritas na classificação.

Publicidade

"Tem alguns bons saltos, a Reese saltou 6,87 metros. A (russa Tatyana) Lebedeva a gente pode esperar alguma coisa, só uma forte ficou de fora. E as meninas queimaram alguns saltos grandes também", afirmou.

Foi seguro (fazer sem queimar). Espero mais na final, muito mais. A minha meta é 7 metros, sempre. Estando bem ou não, sempre quero alcançar 7 metros", acrescentou.

As duas brasileiras mal dormiram na véspera da prova.

"Eu me senti bem, apesar de não ter dormido bem à noite. Sempre fico ansiosa", disse Maurren.

"Eu não dormi à noite. Não sabia que ela também não tinha dormido. Se soubesse tinha ido pro quarto dela, não aguentava mais ficar na cama", afirmou Keila, que contou ter ficado imaginando várias vezes o salto que faria e por isso não conseguiu pegar no sono.

Publicidade

Nas outras participações de brasileiros no atletismo nesta terça-feira, Alessandra Resende ficou em 15o na eliminatória do lançamento do dardo, e não foi para a final.

Evelyn dos Santos conseguiu avançar à segunda rodada das eliminatórias dos 200 metros rasos, que será disputada ainda nesta terça.