A norte-americana Sheila Taormina será a atração no pentatlo moderno na sexta-feira (22), por ser a primeira atleta olímpica a competir em três esportes diferentes.
Taormina foi a campeã nacional, em 2006, do esporte que envolve natação, hipismo, corrida, esgrima e tiro.
Ela havia conquistado o ouro na natação, no revezamento 4x200 metros, em Atlanta-1996. E foi sexta no triatlo de Sydney-2000 e 23a. em Atenas-2004.
Taormina, 39 anos, passou ao pentatlo moderno -- um microcosmo nas Olimpíadas que foi criado por Pierre de Coubertin -- quando descobriu que ninguém jamais havia competido em três esportes diferentes nos Jogos Olímpicos. Antes, ela fez uma tentativa, que não deu certo, no esqui cross-country.
"Ela é inacreditável", disse Dragomir Cioroslan, diretor do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.
"Ela é uma atleta excepcional e única, meticulosa e capaz de organizar as coisas muito bem", acrescentou Cioroslan, que já foi diretor de alta performance para o pentatlo moderno nos Estados Unidos. Ele foi levantador de peso pela Romênia.
A francesa Amelie Caze, campeã dos dois últimos Mundiais, é favorita, enquanto a egípcia Aya Medany e a britânica Livingston devem brigar pelas últimas medalhas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo