O novo sistema de pontuação na ginástica devia tornar o julgamento mais transparente. Mas a final olímpica das barras assimétricas, na segunda-feira, mostrou falhas.
A norte-americana Nastia Liukin não acreditou quando viu que ficou em segundo lugar, atrás da chinesa He Kexin. Sua pontuação foi 16.725, idêntica à de He - mas, devido ao controverso sistema de desempate, ela ficou em segundo lugar.
O sistema não fez sentido para ninguém. Nem para Liukin, nem seus fãs, nem seus treinadores ou mesmo as autoridades da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que penaram para explicar as regras à platéia confusa.
"Fiquei olhando e havia um número 1 ao lado do nome dela e um 2 ao lado do meu nome. Pensei: 'OK, estou assim tão cansada?"', disse Liukin.
Valery, pai e treinador de Liukin, que dividiu uma medalha de ouro nos Jogos de Seul, em 1988, acrescentou: "acho que muita gente não sabe o que está acontecendo agora. Eu também não faço a menor idéia".
A confusão de segunda-feira era justamente o que a FIG esperava evitar quando reformulou o sistema de pontuação depois dos Jogos de Atenas, em 2004, quando muitas medalhas foram divididas.
A FIG aboliu o antigo sistema que ia até 10.00 e introduziu um sistema de pontuação aberto em 2006 - Pequim é a primeira Olimpíada que aplica o sistema.
Agora, há notas que avaliam o conteúdo, a dificuldade e a execução de cada movimento - somadas, elas formam a nota final de cada performance.
O júri A (composto de dois juízes) calcula as notas de dificuldade e conteúdo técnico. Ele concedeu a ambas as ginastas uma nota de 7.7.
O júri B (composto de seis juízes) decide a nota da execução, descontando pontos do antigo sistema que ia até 10.00.
Os valores mais altos e mais baixos são eliminados e a nota é a média dos quatro juízes restantes. Este valor é então acrescentado ao valor de partida -- para ambas as ginastas, este foi de 16.725.
Depois da média dos quatro juízes, as duas continuavam empatadas. Então, fez-se uma média com três juízes. Foi aí que He finalmente ficou à frente, com 0.933, contra 0.966 de Liukin. Entendeu? Pois muita gente também não.
Houve protestos, mas a FIG não pôde fazer nada, já que o Comitê Olímpico Internacional estabeleceu que não se pode mais dar a mesma medalha para duas pessoas na ginástica.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara