Você em Pequim: Mande fotos das suas experiências durante os Jogos Olímpicos
O perdão pedido por Liu Xiang a seu país por não ter conseguido disputar as eliminatórias dos 110 metros com barreiras provocou polêmica em vários sites chineses. Apesar de a imprensa oficial ter optado por uma postura de proteção em relação ao ídolo chinês, evitando polêmicas, os internautas iniciaram um debate polêmico.
- Porque não revelaram a lesão de Liu Xiang antes? - questiona um internauta de Hunan, centro da China. - Não dizemos que Liu teria que conquistar a medalha de ouro, tudo o que queríamos era que salvasse (o orgulho da) a nação depois de ter deixado a prova, que poderíamos ter aceitado, até apoiado. Porém, "Liu o fugitivo" se mostrou arrogante ao abandonar o estádio, sem se importar com os sentimentos do povo, nem sequer virou a cabeça e isso realmente feriu os sentimentos do país.
No fórum baidu.com, alguns defendem o herói lesionado e criticam os que o "ofendem".
- Vocês são chineses, como Liu Xiang, como podem insultar um chinês? - questiona um internauta.
Como a censura protege o ícone nacional, os comentários mais ácidos são rapidamente retirados dos fóruns virtuais.
Patrocinadores não sabiam de contusão
Semanas antes dos Jogos de Pequim, Liu Xiang sumiu tanto dos olhos do mundo que nem seus patrocinadores tiveram conhecimento da lesão do barreirista. De acordo com a revista Forbes, o chinês fatura US$ 23,8 milhões (R$ 40 milhões) por ano em publicidade. É o segundo atleta mais rico do país, atrás apenas do jogador de basquete Yao Ming.
- Desconhecíamos a sua condição física e não fomos informados diretamente até hoje (segunda-feira) disse o Massimo Giunco, um dos porta-vozes da Nike - Estávamos no estádio (Ninho do Pássaro) entusiasmados por ele como os demais. Sentimos decepção e ao mesmo tempo solidariedade por ele. Mas vivemos do esporte e sabemos que isso poderia acontecer.
De qualquer forma, a Nike diz que seguirá apoiando seu contratado.
- Ele continua sendo um herói global para nós, junto com Tiger Woods, Rafael Nadal ou Roger Federer.
Apesar das boas intenções, fontes do setor publicitário dizem que o fracasso de Liu representa uma hecatombe em termos monetários.
- Não é um desastre, mas quase. Ele é o Michael Phelps chinês disse Christopher Renner, presidente de uma agência de publicidade esportiva ao jornal "South China Morning Post".
Alguns analistas dizem que o mistério que envolveu a condição física de Liu nos últimos meses era um interesse para cobrar os contratos, o que também explicaria sua aparição na pista do Ninho do Pássaro, pela qual o atleta cobra. Outros dizem que ele não suportou a pressão da mídia, que tratou o seu desempenho nos Jogos de Pequim como questão de Estado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião