Após uma estréia tranqüila nas Olimpíadas de Pequim, Ricardo e Emanuel encararam um bom teste em seu caminho rumo ao bicampeonato. Os pentacampeões mundiais venceram Renatão e Jorge, brasileiros naturalizados que competem pela Geórgia com os nomes de Geor e Gia, e se garantiram nas oitavas-de-final com uma rodada de antecipação. Velhos conhecidos, os adversários deram trabalho no primeiro set, mas foram derrotados por 2 a 0, parciais de 21/19 e 21/17.
Líderes do grupo C, Ricardo e Emanuel chegaram a quatro pontos na tabela. Assim como os australianos Schacht e Slack, seus últimos adversários na fase de grupos, os brasileiros não podem mais ser alcançados por alcançados por Renatão e Jorge e os angolanos Fernandes e Morais nas duas primeiras colocações. As duplas se despedem da fase de grupos na quarta-feira, às 10h (horário de Brasília).
Apesar de acumularem duas derrotas, os brasileiros naturalizados georgianos ainda têm chances de seguir na briga. Para isso, precisam vencer os angolanos Fernandes e Morais na quarta-feira, às 3h, o que garantiria o terceiro lugar da chave. Os dois melhores terceiros colocados dos seis grupos avançam. As outras quatro duplas que ficarem na posição se enfrentam pelas duas vagas restantes nas oitavas.
Campeões olímpicos se revezam para supreender adversários
Diante de amigos, que treinam no mesmo CT e contam, inclusive, com a mesma comissão técnica, Ricardo e Emanuel entraram em quadra para surpreender. A partida começou parelha, especialmente pelo forte bloqueio de Renatão. A dupla do Brasil, então, passou a se revezar no bloqueio, especialidade de Ricardo. A estratégia deu certo, e o time abriu dois pontos de vantagem em 7 a 5, que aumentaram para quatro em 13 a 9 com uma pancada diagonal de Emanuel. No entanto, os adversários não desistiram e conseguiram empatar em 17 a 17 após um belo rali: Ricardo fez uma grande defesa, mas não conseguiu bloquear uma bomba de Renatão. O baiano tocou para fora no ataque seguinte e os ' georgianos' passaram à frente. Mas os brasileiros fizeram valer sua superioridade. Ricardo explorou o bloqueio de Renatão para fechar por 21 a 19.
No set seguinte, os "georgianos" voltaram com um novo ânimo para empatar o confronto, e logo abriram 3 a 1. No entanto, Ricardo e Emanuel passaram a forçar os saques e conseguiram passar à frente em 4 a 3, quando o paranaense marcou após explorar o bloqueio de Renatão. Os campeões olímpicos em Atenas ainda tiveram a vida facilitada pelos erros dos rivais, que perderam ritmo de jogo. Tranqüilos, Ricardo e Emanuel abriram 10 a 6. Mais uma vez, Renatão e Jorge reagiram e conseguiram diminuir a desvantagem, mas o esforço foi em vão. Com tranqüilidade e uma boa atuação em todos os fundamentos, Ricardo e Emanuel garantiram a vitória e a vaga nas oitavas ao fecharem a parcial em 21/17.