As ruas de Pequim vão receber neste sábado (23) a última prova do atletismo destes Jogos Olímpicos de 2008. Maratonistas do mundo inteiro participarão da prova de 42,195km cujo encerramento será no estádio olímpico nacional, também chamado de Ninho do Pássaro. A equipe brasileira terá três integrantes: Marilson dos Santos, José Teles e Franck Caldeira.
Entre os favoritos ao pódio, estão o campeão olímpico em Atenas, o italiano Stefano Baldini, que tem 2h07m22s como recorde pessoal. Vindos de países com forte tradição em provas de resistência, os quenianos Martil Lel (2h05m15s) e Samuel Wanjiru (2h05m24s), o marroquino Abderrami Goumri (2h05m30s), o sul-africano Hendriick Ramaala (2h06m55s) e o etíope Deriba Merga (2h06m38s) também merecem a atenção dos brasileiros.
A expectativa do pelotão verde-amarelo é que não se repitam os problemas acontecidos nos Jogos de Atenas, quando Vanderlei Cordeiro de Lima foi agredido por um padre irlandês e caiu da primeira para a terceira colocação, ficando com o bronze. Sem Vanderlei, que não se classificou para estas Olimpíadas, o Brasil tem Marílson dos Santos com o melhor tempo do país, com 2h08s37, obtido no ano passado, em Londres.
O brasiliense de 31 anos tem também outra marca expressiva: é o único sul-americano até hoje a ter vencido a Maratona de Nova York, em 2006, uma das provas de rua mais importantes do planeta. Já José Teles e Franck Caldeira, campeão nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, possuem marcas parecidas, com o primeiro tendo feito 2h12m24s em Milão, e o segundo 2h12m32s em Paris, ambas em 2007.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano