Pelas mãos de Washington Silva, o boxe do Brasil está a uma luta de conquistar a primeira medalha em Jogos Olímpicos após 40 anos. O meio-pesado avançou para as quartas-de-final da categoria até 81 quilos ao vencer seu segundo combate em Pequim, nesta quinta-feira, contra o ganês Bastie Samir.
Silva, de 30 anos, que nos Jogos de Atenas-2004 foi eliminado logo no primeiro combate, derrotou Samir por 9 a 7 em um confronto com muitos golpes trocados e enfrentará o irlandês Kenny Egan na próxima luta.
A vitória do brasileiro foi construída logo no primeiro round, quando conseguiu vantagem de 4 a 1. Nos dois rounds seguintes, os pugilistas empataram (1 a 1 e 2 a 2), e o ganês ainda venceu o quarto round (3 a 2), mas não foi o suficiente para reverter a diferença a favor de Silva.
Se vencer o combate seguinte, o brasileiro estará nas semifinais e terá garantido, no mínimo, uma medalha de bronze, igualando o feito do peso mosca Servilio de Oliveira, nos Jogos da Cidade do México, em 1968, cujo bronze é a única medalha do boxe brasileiro.
O boxe olímpico distribui duas medalhas de bronze, para os derrotados nas semifinais.
O irlandês Egan, de 26 anos, atropelou o turco Bahram Muzafer por 10 a 2 em seu combate das oitavas-de-final, também nesta quinta-feira. A luta entre ele e o brasileiro será na terça-feira (19).
Deixe sua opinião