A participação de Oscar Pistorius nos Jogos Olímpicos de Londres ganhou uma sobrevida especial. A Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) atendeu a apelação da delegação sul-africana e classificou o país para a final do revezamento 4x400m rasos.
Na pista, a equipe da África do Sul não conseguiu completar a eliminatória. Ofentse Mogawane, companheiro que deveria entregar o bastão a Pistorius, terceiro da equipe a correr, caiu no chão ao se chocar com o queniano Mumo Kilu, na saída da última curva e abandonou a prova em seguida, sentindo uma lesão no ombro.
Imediatamente após a prova, a delegação sul-africana entrou com um recurso. A resposta veio pelo Twitter da Associação: "África do Sul foi classificada para a final do 4x400m após ter sido obstruída nas eliminatórias", publicou a entidade às 9h21.
A final terá a participação de nove países: Bahamas, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Grã-Bretanha, Cuba, Bélgica, Rússia, Venezuela e África do Sul. Os venezuelanos chegaram a ser desclassificados por obstruir a passagem da equipe da Austrália, recorreram e conseguiram a vaga novamente. Na pista, essa vaga havia sido conquistada pelo República Dominicana, também desqualificada porque um de seus atletas invadiu outra raia em um momento em que tal movimento não era permitido.
Com a decisão da Iaaf, Pistorius será o primeiro atleta amputado a disputar uma final olímpica do atletismo. A prova está marcada para as 17h20 (de Brasília) desta sexta-feira (10).
Após a final, Pistorius não deve deixar a capital britânica, já que também participará dos Jogos Paralímpicos. Segundo o próprio atleta, ele estará no Rio de Janeiro, em 2016, para a próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Deixe sua opinião