A seleção brasileira venceu facilmente a última partida da fase de grupos do torneio olímpico de futebol masculino. A vitória por 3 a 0 contra a Nova Zelândia, em New Castle, confirmou a liderança brasileira no grupo C. Em partida de um time só, os jogadores brasileiros mantiveram a boa fase do ataque. A seleção marcou três gols em todas as partidas até agora.
O jogador do dia foi o lateral-esquerdo Marcelo. Com passes e triangulações com o jovem Alex Sandro, o lado esquerdo brasileiro foi o ponto forte da seleção contra Nova Zelândia.
No grupo do Brasil, Egito se classificou em segundo, com seis pontos.
Nas quartas de final, o Brasil enfrentará Honduras, 13 horas de domingo (4), em Newcastle. A definição do adversário foi nesta quarta-feira (1º) com os empates por 0 a 0 entre Japão e Honduras e entre Espanha e Marrocos.
O jogo
Os jogadores brasileiros definiram a partida logo no primeiro tempo. Com jogadas rápidas e tabelas, Marcelo, Alex Sandro e Neymar marcaram o ritmo do Brasil. Aos 23 da primeira etapa, Danilo passou para Damião, que fez o pivô e devolveu para o volante brasileiro. Danilo só teve o trabalho de tirar do goleiro com um chute colocado.
O Brasil ampliou o placar aos 28 em mais uma triangulação. A jogada toda ficou marcada por um toque de calcanhar de Marcelo que tabelou com o jogador do Porto. Alex Sandro recebeu do lateral-esquerdo brasileiro e cruzou rasteiro para o artilheiro do Inter completar para a rede adversária.
Os neozelandeses pouco faziam para tentar mudar o resultado. Presos na defesa o tempo inteiro, os adversários brasileiros tentavam longos lançamentos para dentro da área. Com essas jogadas, a bola encontrava o goleiro estreante Gabriel e a zaga brasileira.
Na segunda etapa, mesmo com substituições, nada mudou. Brasil chegou a se acomodar um pouco e voltou a marcar após uma cobrança de falta de Marcelo, que chegou aos pés de Sandro no segundo poste.
Após marcar o terceiro gol, o jogo perdeu em movimentação. As tentativas neozelandesas não davam certo e os brasileiros tocavam a bola, aguardando o fim do jogo.
Em uma das últimas tentativas brasileiras, Alex Sandro acabou expulso por simulação de pênalti. Ele havia recebido o amarelo pouco tempo antes em uma cabeçada no adversário durante uma disputa pelo alto.
Novidades
Alex Sandro, Danilo, Lucas e o goleiro Gabriel foram as novidades da seleção brasileira na partida desta quarta-feira (01). Dos quatro, Lucas foi o único que ficou abaixo da média. Ele não conseguiu jogar já que a maioria das jogadas aconteciam pela esquerda. Isolado pela direita, ao lado do lateral Rafael, ele tentou pouco. Alex Sandro jogou bem até ser expulso. O goleiro Gabriel não teve trabalho nenhum.
Destaque
O lateral-esquerdo Marcelo foi o principal jogador brasileiro na partida. Ele participou de dois gols brasileiros. Marcelo é um dos jogadores com mais de 23 anos da seleção brasileira na Olímpiada. O lateral partiu para cima e tentou sempre chegar a linha de fundo. Tabelou com seus companheiros, além de ter batido a falta que resultou no terceiro gol brasileiro.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas