Estreante em Olimpíada, o paranaense Henrique Rodrigues vai nadar a semifinal dos 200m medley nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta quarta-feira (1º), o nadador registrou o 10º melhor da eliminatória, 1min59s37. Dezesseis competidores avançaram à etapa seguinte.
A bateria de Rodrigues era uma das mais fortes da eliminatória. Nas raias ao lado, estavam nomes como Thiago Pereira e Ryan Lochte. Ainda assim, o paranaense não se intimidou e teve um desempenho surpreendente. Completou os primeiros 50 metros (nado borboleta) em segundo e concluiu o nado de costas em primeiro. Depois, ele perdeu rendimento no peito (fechou em quinto) e recuperou-se no crawl, terminando em quarto.
"Estou muito satisfeito com o trabalho que realizei durante todos esses anos, o resultado está vindo agora. Acho que tenho condições de brigar por uma medalha, mas primeiro penso em me classificar para a final", afirmou Rodrigues.
O melhor tempo da eliminatória foi do húngaro Laszlo Cseh, com 1min57s20. Lochte foi o segundo (1min58s03), seguido pelo japonês Kosuke Hagino (1min58s22), o norte-americano Michael Phelps (1min58s24) e o brasileiro Thiago Pereira (1min58s31).
"Me senti bem, consegui me classificar e agora vou descansar, tentar ter a melhor recuperação que puder para brigar por uma vaga na final", declarou Thiago, que busca a segunda medalha em Londres, depois da prata conquistada nos 400 metros medley no sábado.
"Deu para segurar um pouquinho, não posso tirar onda e dizer 'nossa, soltei para caramba', mas acho que dava para ir mais rápido sim, com certeza. Vou aumentar o ritmo na semifinal e se passar para a final, vou ir com tudo de novo, sair passando mal como passei nos 400", explicou.
A euforia por ter subido no pódio no primeiro dia de competição não tirou o foco do nadador de Volta Redonda, que ainda tem muitas expectativas para os 200 m medley, que sempre foi sua prova predileta. "Ainda não comemorei direito, só estou pensando na competição. Sei que depois não vai faltar tempo para curtir. A medalha está guardadinha no quarto, muita gente pediu para ver, mas nunca está comigo", explicou.
As semifinais dos 200m medley ocorrem nesta quarta-feira, a partir das 15h30 (de Brasília).
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são