• Carregando...
Baby comemora a medalha de bronze | Darren Staples/ Reuters
Baby comemora a medalha de bronze| Foto: Darren Staples/ Reuters

O judô brasileiro acabou sua disputa com a melhor participação do esporte na história olímpica do país. A última participação brasileira no judô olímpico reservou uma grata surpresa. Rafael Silva, o Baby, radicado em Rolândia, norte do Paraná, ganhou mais uma medalha de bronze, na categoria pesado, conferindo ao país mais uma revelação no tradicional esporte olímpico nesta sexta-feira (3). Maria Suelen Altheman chegou a disputar o bronze também, mas acabou caindo perante a chinesa Wen Tong.

A medalha de bronze no último dia coroa a melhor participação brasileira no judô e cumpre a projeção feita pela Confederação Brasileira de Judô. A CBJ esperava deixar Londres com quatro medalhas, o que acabou se confirmando. A surpresa foi todas terem sido conquistadas por judocas que devem estar no auge nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

Ao bater a meta, o judô também consolidou-se como o esporte olímpico brasileiro com mais medalhas. No total, são 18 desde o primeiro pódio, com o bronze de Chiaki Ishii em 1972 (3 ouros, 3 pratas, 12 bronzes).

Balanço

As quatro medalhas brasileiras no judô nos Jogos Olímpicos de Londres representam um sinal de esperança para 2016, no Rio de Janeiro. Jovens ainda na disputa olímpica, Sarah Menezes, de 22 anos; Felipe Kitadai, de 23 anos; Mayra Aguiar, de 21 anos, e Rafael Silva, de 18 anos, chegarão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro mais experientes, carregando o peso do favoritismo pelo que apresentaram nesta competição e pelo que ainda podem evoluir.

Confira o desempenho categoria por categoria:

Peso ligeiro

Sarah Menezes - ouroSarah se tornou a primeira judoca brasileira a subir no alto do pódio em Jogos Olímpicos. Lutou bem em todos os combates com técnica e força.

Felipe Kitadai – bronzeConquistou a primeira medalha brasileira em Londres. Perdeu para Rishod Sobirov, nas quartas de final, um dos melhores do mundo. Na disputa do bronze, venceu o sul-coreano Gwang-Hyeon Choi.

Meio-leveLeandro Cunha – eliminadoPerdeu para o polonês Pawel Zagrodnik na sua luta de estreia.

Erika Miranda – eliminadaEla perdeu no golden score para a sul-coreana Kim Kyung-Ok também na primeira luta.

LeveBruno Mendonça – eliminadoO judoca foi eliminado logo em seu segundo combate. Ele atribuiu a derrota a hesitação. Mendonça foi derrotado pelo holandês Dex Elmont, medalhista de prata nos dois últimos mundiais da modalidade.

Rafaela Silva – eliminadaEra esperança de medalha olímpica. Rafaela admitiu que um erro seu determinou sua desclassificação na segunda fase. Ela recebeu a penalidade máxima do judô, o Hansokumake,após atacar as pernas da adversária.

Meio-médioLeandro Guilheiro – eliminadoOutra medalha esperada, que não se concretizou. Leandro caiu na repescagem contra o japonês Takashi Nakai. Nas quartas de final, o brasileiro perdeu para o norte-americano Travis Stevens.

Maraiana Silva – eliminadoPerdeu na estreia. Ela atribuiu a derrota ao nervosismo.

MédioTiago Camilo – eliminadoO judoca perdeu a disputa do bronze para o grego Ilias Iliadis, por um yuko, na categoria. Camilo também era esperança de medalha.

Maria Portela – eliminadoMaria Portela foi derrotada pela colombiana Yuri Alvear, campeã mundial de 2009, na estreia.

Meio-pesadoLuciano Corrêa – eliminadoDepois de boa vitória na estreia, o brasileiro acabou eliminado pelo holandês Henk Grol por um wazari.

Mayra Aguiar – bronzeMayra lutou bem durante a Olimpíada. Contra a norte-americana Kayla Harrison, ela fez uma luta abaixo da expectativa e perdeu. Mayra conseguiu a medalha após derrotar a holandesa Marhinde Verkerk com um ippon.

PesadoRafael Silva – bronzeO Baby ganhou a medalha após vencer a terceira luta consecutiva no golden score. Silva venceu o sul-coreano Sung-Min Kim.

Maria Suelen Altheman – eliminadaMaria Suelen perdeu a disputa do bronze contra a chinesa Wen Tong por um ippon. Ela lutou bem na competição, mas foi dominada na luta pelo bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]